Tempo instável no ES, norte do RJ e no leste de MG

07/07/2017 às 15:54
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/07/2017 às 14:31

Oferecimento
Instabilidade não é de frente fria

O Espírito Santo e o litoral norte do Rio De Janeiro vão continuar com tempo instável nos próximos dias, mas não há expectativa de temporais. O tempo úmido, com temperatura amena e chuva persistente deve predominar nestas áreas pelo menos até meados da próxima semana.

 

 

Chuva persiste no ES e litoral norte do RJ 

A previsão é de chuva frequente, que ocorre várias vezes no decorrer do dia, com fraca e até com moderada intensidade. Tecnicamente a chuva não é provocada por nenhuma frente fria, mas está relacionada com uma persistente circulação de ar marítimo e a formação de muita nebulosidade de chuva sobre o mar. Parte destas nuvens produz chuva fraca e a moderada é levada pelos ventos para o continente

 

 

Frio úmido no fim de semana

Na sequência de imagens de satélite é possível ver as bandas de nuvens (manchas esverdeadas) avançando do mar para o litoral do Espírito Santo e para o Rio de Janeiro. A região dos Lagos e o litoral norte do Rio de Janeiro sentem mais a influência destas bandas de nuvens do que a região do Grande Rio. Esta situação meteorológica praticamente não muda nos próximos cinco dias e por isso a condição de chuva persiste na região dos Lagos, no norte fluminense e por todo o Espírito Santo por mais cinco dias. A temperatura segue amena por causa do excesso de nebulosidade e da presença de ar polar.

 

 

 

 

Chuva aumenta no ES a partir do domingo

No Espírito Santo, a chuva tende aumentar a partir do domingo. Não há previsão de raios e nem de temporal, mas circulação de ventos marítimos se intensifica e faz a umidade aumentar ainda mais sobre o Espírito Santo. Por isso, entre o domingo e a terça-feira, praticamente todo o estado tem predomínio de céu nublado e chuva a qualquer hora, sempre com fraca a moderada intensidade.

Em Vitória, só por causa destas bandas de nuvens marítimas choveu cerca de 30 mm de 1 a 7 de julho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Efeito de relevo no leste de MG

O ar úmido marítimo é levado pela circulação dos ventos para os Vales do Rio do Doce e do Jequitinhonha, no leste de Minas Gerais. O ar frio e úmido se acumula sobre os vales e forma nuvens baixas que podem provocar chuviscos e chuva leve. Estas regiões passam todo o fim de semana com muita nebulosidade. A chance de chuva é maior no domingo. O excesso de nebulosidade e a presença de ar polar deixam a temperatura amena.

 

 

Cavado avança sobre o Sudeste

Durante o fim de semana, a nebulosidade vai aumentar sobre muitas áreas da Região Sudeste por causa da passagem de um cavado, que é uma circulação de ventos no sentido horário, mas que não completa um giro completo de 360 graus. Um cavado força uma concentração de umidade e facilita a formação de nebulosidade. Mas como a atmosfera esfriou muito no Sudeste nos últimos dias, não vai haver condições para a formação das grandes nuvens que podem provocar raios.

A passagem do cavado faz a nebulosidade sobre São Paulo no domingo e terá efeito principalmente na segunda-feira sobre Minas Gerais e sobre o Rio de Janeiro. É por causa da passagem deste cavado que há uma possibilidade de chuva no sul e no leste de São Paulo na segunda-feira, incluindo a Grande São Paulo. Mas a chuva que ocorrer será fraca, em poucas áreas e nem se prolonga por muito tempo. Confira nos mapas os detalhes da previsão para o Sudeste.

 

 

Zona da Mata, Grande Rio e Belo Horizonte

Com a grande infiltração de umidade marítima e a passagem do cavado sobre o Sudeste, a Zona da Mata Mineira, no Grande Rio e até a Grande Belo Horizonte terão muita nebulosidade no fim de semana e na segunda-feira. Além da nebulosidade, mas quase sem chuva, outro efeito é a formação da névoa matinal. Pode garoar em algumas áreas serranas e na Zona da Mata especialmente pela manhã. A chance de alguma chuva fraca é maior na segunda-feira, mas em poucas áreas.

 

 

Instabilidade que veio do mar provoca chuva em Serra (ES) - 27/6/17

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

33°
max

0mm / 0%