Calor bate recorde em Cuiabá e em Rio Branco

08/08/2017 às 23:53
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Centro-Oeste e Norte do Brasil foram as mais quentes em 8 de agosto

Estados da Região Centro-Oeste e do Norte do Brasil foram os mais quentes na tarde de terça-feira, 8 de agosto. As capitais Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) estabeleceram novos recordes de calor para este ano.

 

 

Temperaturas de 36°C a 38°C foram observadas em muitas áreas de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Goiás, leste do Acre, Rondônia e do Tocantins. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura no país no dia 8 de agosto foi 38,7°C em Poxoréo, no estado de Mato Grosso. A segunda maior temperatura ocorreu em Cuiabá.

 

 

Recorde de calor em Cuiabá

A tarde de 8 de agosto passou a ser a mais quente do ano até agora em Cuiabá. A temperatura máxima foi 38,5°C, segundo o INMET. O recorde anterior era 38,1°C, em

11 de janeiro. Em 2016, a temperatura chegou aos 40,0°C no dia 18 de agosto.

 

Recorde de calor em Rio Branco (AC)

Rio Branco, capital do Acre, teve recorde de calor para 2017 pelo terceiro dia consecutivo. No dia 6, a temperatura chegou aos 36,5°C e nos dias 7 e 8 de agosto, aos 37,3°C.

 

Calor continua

A semana segue extremamente quente no Centro-Oeste e no sul da Região Norte. Algumas pancadas de chuva são esperadas nos próximos dias para Rondônia e Acre, o que deve causar ligeiro alívio do calor. Não há expectativa de entrada de ar polar sobre Centro-Oeste ou no Acre pelo menos até o sábado. No domingo, ventos frios de origem polar chegam ao Mato Grosso do Sul e deixando o dia menos quente. O ar refresca mais entre os dias 14 e 16 de agosto, mas depois volta a esquentar.

No oeste e no sul de Mato Grosso, estes ventos de origem polar também vão diminuir o calor entre os dias 14 e 16, mas em seguida a temperatura sobe novamente. Calor de 40°C poderá ser observado ainda em agosto em Mato Grosso.

  

 

Foto: Luciana Maria Domingos, Rio Branco/AC

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

15°
min

29°
max

0mm / 0%

Rio Branco - AC

18°
min

31°
max

0mm / 0%