Assista hoje o Eclipse Solar

19/08/2017 às 12:22
por Angela Ruiz

Atualizado 21/08/2017 às 11:33

Oferecimento
Saiba onde você verá o fenômeno no Brasil

Nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, ocorre um dos eventos mais esperados dos últimos anos.  É o eclipse solar. Nos EUA, poderá ser observado em boa parte do país e será um mega evento porque é o primeiro eclipse total visível em 38 anos. No Brasil, o eclipse será parcial e poderá ser visto principalmente nas Regiões Norte e Nordeste. No link abaixo você assiste ao vivo a transmissão da Nasa:

Nasa TV. Clique aqui 

 

Veja na tabela abaixo os locais do território brasileiro que terão a chance de ver o fenômeno:

 

 

O que é um eclipse solar?

O eclipse solar acontece quando a lua passa entre o sol e a Terra e bloqueia todo ou parte do sol por cerca de três horas, do começo ao fim. Neste tipo de eclipse, o maior tempo em que a lua “tampa” completamente o sol durante seu caminho, em determinada localização, pode ser de 2 minutos e 40 segundos. A última vez que os Estados Unidos viram um eclipse total foi em 1979. Veja na animação abaixo uma projeção do eclipse solar do dia 21 de Agosto.

 

Fonte: Nasa

O eclipse parcial, no qual a lua cobre apenas uma parte do sol, poderá ser visto em qualquer lugar da América do Norte. Para ver o eclipse total, onde a lua cobre completamente o sol por poucos minutos, você precisa estar no “caminho da totalidade”, que é uma linha relativamente fina, com cerca de 70 milhas de largura, que vai cruzar os Estados Unidos de Leste a Oeste. 

 

Além dos habitantes dos Estados Unidos e da América do Norte, o eclipse também poderá ser visto parcialmente em partes da América do Sul, África e Europa.

Onde ver nos EUA?

O primeiro ponto do contato será a Lincoln Beach, no estado norte-americano de Oregon, às 9h05 (horário local EUA). A totalidade começará no local às 10h16. Após cerca de uma hora e meia, ela cruzará os estados de Oregon, Idaho, Wyoming, Montana, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul. O eclipse total terminará próximo à Charleston, na Carolina do Sul às 2h48. De lá, a sombra lunar deixa os Estados Unidos, às 4h09. Sua maior duração será próximo à Carbondale, Illinois, onde o sol será completamente coberto por dois minutos e meio.

Como funciona um eclipse?

Eclipses, sejam solares ou lunares, ocorrem graças aos alinhamentos periódicos do Sol, Terra e Lua. Esse três corpos orbitam no espaço em caminhos muito previsíveis (O sol entra em órbita na galáxia uma vez a cada 200 milhões de anos!). Desde a época de Keplen e Newton, somos capazes de prever o movimento dos corpos planetários com grande precisão.

 

Um eclipse solar acontece quando a lua se move entre a Terra e o Sol. Você até pode pensar que isso poderia acontecer todo mês desde a órbita da lua, que pode estar definida entre cerca de 27 e 29 dias. No entanto, a órbita da lua está inclinada em cerca de cinco graus com relação à órbita da Terra em torno do sol. Não é muito, certo? Sim, mas a lua, em si, está apenas meio grau de largura no céu, o que equivale à metade da largura do seu dedo mindinho mantido no comprimento de seu braço. Sendo assim, às vezes a lua fica muito alta e às vezes muito baixa para causar um eclipse solar. Apenas quando o sol, lua, e Terra se alinham próximos à “linha de nós” – linha imaginária que representa e interseção dos planos de órbita da lua e Terra – é que pode ocorrer um eclipse. O mesmo vale para os eclipses solares e lunares. A situação é de alguma forma única, já que nenhuma outra lua no sistema solar gira em torno do plano da "eclíptica" – o plano orbital da Terra – que os planetas mais ou menos seguem.

 

Quando a lua cobre o sol, ela produz dois tipos de sombras na Terra. A sombra umbral é relativamente pequena no ponto de diâmetro na Terra, na qual um observador pode ver um eclipse total. Já a sombra penumbral é a maior área na Terra, onde um observador pode ver um eclipse parcial. Nos locais, onde a sombra penumbral bate, o sol não fica totalmente coberto pela lua. 

 

 

Proteção na hora de ver o eclipse

Uma pessoa nunca deve olhar para o sol diretamente sem proteção adequada. Isso poderia machucar os olhos. Sendo assim, há muitas maneiras seguras de ver um eclipse solar, incluindo a visão direta. Porém, é necessário, algum tipo de dispositivo de filtragem. Além disso, há a visão indireta, onde uma imagem do Sol é projetada sobre uma tela. Os dois métodos produzem imagens limpas da fase parcial de um eclipse.

 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio 

 

Veja também: Acompanhe a previsão para as regiões brasileiras 

 

 

Foto: Shutterstock