Salvador voltou a ter 30°C

04/10/2017 às 09:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura no dígito 30 não ocorria desde maio

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30,3°C de temperatura máxima em Salvador na tarde de 3 de outubro. A maioria das pessoas não verá nada demais nesta notícia. Afinal, 30°C não é uma temperatura muito alta para os padrões do Nordeste, e a para a maioria das Regiões do Brasil, e muito menos em outubro, época em que o calor já começa aumentar naturalmente.

 

O que tem de especial nos 30,3°C de 3 de outubro é que foi a primeira vez que Salvador teve uma temperatura com dígito 30 em quase cinco meses! As medições do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que a última vez que a capital baiana teve calor na casa dos 30°C foi em 8 de maio (!), quando a temperatura máxima foi de 30,0°C.

 

 

Nebulosidade e chuva

O que manteve a temperatura em Salvador abaixo dos 30°C todos estes meses foi o vento, a nebulosidade e a chuva frequentes. O outono e o inverno são épocas de muitas nuvens e chuva na costa leste do Nordeste. Este ano Salvador teve apenas 2 dias sem registro de alguma chuva em junho e 4 dias assim em julho. A chuva deu uma trégua em agosto e Salvador teve 14 dias sem chuva. Em setembro, a frequência da chuva aumentou e foram apenas 5 dias sem precipitação.

Este ano tivemos a passagem de grandes e fortes anticiclones de origem polar pela costa leste do Brasil que deixaram os ventos marítimos mais fortes sobre o litoral da Bahia. Um dos efeitos desta situação foi a maior concentração de nuvens de chuva sobre o litoral baiano.

 

Temperatura x número de dias com chuva

O gráfico mostra a média da temperatura máxima mensal e o número médio de dias com chuva maior ou igual a 1 mm. Repare que os meses mais quentes correspondem aos com menor número de dias com chuva.

 

 

Comparação entre a temperatura máxima e o número de dias com chuva em Salvador

 

Embora seja uma capital nordestina, e com muito sol ao longo do ano, Salvador está no litoral e o vento constante é um dos principais fatores que interfere diariamente na temperatura, dificultando a ocorrência de marcas muito elevadas. Esta é uma característica climática das capitais do leste do Nordeste. Faz calor, sim, mas não é calorão de 35°C. Isto acontece só de vez em quando. Pode parecer estranho, mas tecnicamente uma temperatura de 33°C em Salvador já é bastante elevada, se comparada os padrões médios Climatológicos mensais. As maiores médias climatológicas de temperatura máxima em Salvador ficam em torno de 30°C.

 

Aumento do calor

O sol e o tempo seco vão predominar no litoral da Bahia no decorrer da primeira quinzena de outubro. Pouca chuva está prevista para Salvador. A chuva que ocorrer será fraca e com curta duração. Assim, a capital baiana vai continuar tendo muito sol nos próximos dias, com ventos marítimos dentro da normalidade. Outros dias com 30°C ou mais devem ocorrer em outubro.

 

 

 

Foto de Gustavo Carvalho, Salvador (BA)

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

29°
max

20mm / 67%