Ar fica mais seco e reduz a chuva no Centro-Oeste

10/10/2017 às 16:29
por Maria Clara Machado

Atualizado 10/10/2017 às 17:46

Oferecimento
Goiânia registra recorde de calor pela terceira vez esta semana

O ar vai ficar mais seco sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta quarta-feira (11), reduzindo a possibilidade de chuva na maior parte da Região. Todos os estados e o Distrito Federal ainda terão muito calor. 

 

Ar seco ganha força 

A umidade começou a cair em Goiás e no Distrito Federal e as pancadas de chuva pararam de ocorrer já há alguns dias. O ar seco tende a ganhar força também sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul afastando a chuva da maioria das áreas nesta quarta .  

 

O sol bilha forte desde cedo por todo o Centro-Oeste e chance de chuva é baixa sobre Goiás, o Distrito Federal, no sul e leste de Mato Grosso e por quase todo o Mato Grosso do Sul, mesmo com o calor intenso. Também não há previsão de chuva para as capitaisCampo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF). 

 

Os níveis de umidade do ar tendem a cair para valores críticos durante à tarde, ficando entre 10% e 20% em muitas localidades. 

 

"Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre o Centro-Oeste e vem diminuindo a umidade. Com isso, mesmo com o forte calor, fica mais difícil chover", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

   Foto: Camila Gomes. Brazabantes/GO.

 

Onde pode chover?

Só devem acontecer pancadas de chuva com raios onde a umidade estiver mais elevada nesta quarta. Há possibildiade de chover um pouco na maioria das áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva à tarde e à noite e há risco de chuva forte. 

 

Muito calor 

O calor intenso continua por todo o Centro-Oeste do Brasil e o estado de Mato Grosso do Sul pode voltar a registrar 40°C. As temperaturas máximas perto ou acima dos 40°C também poderão se repetir em cidades de Mato Grosso, de Goiás e até de Mato Grosso do Sul. Não se pode descartar a possibilidade de novos recordes de calor em Goiânia e em Brasília

 

A estação automática do INMET registrou temperatura máxima de 39,9°C em Três Lagoas (MS) na tarde desta terça-feira (10). Foi a maior temperatura do estado. Chamou atenção também a temperatura em Goiás, que chegou a 40,1°C na estação automática em São Simão.  

 

Recorde de calor em Goiânia

A cidade de Goiânia bateu um novo recorde de calor para o ano de 2017 nesta terça-feira (10). De acordo com o INMET a temperatura máxima chegou a 38,0°C na estação oficial da capital. O recorde anterior era de 37,8°C no último domingo (08).  Porém, uma nova leitura será feita às 21 horas (Brasília) e a temperatura máxima desta terça-fiera poderá ser ainda maior.

 

 

Quer saber como vai ficar o tempo no feriadão?

Previsão para o feriado de 12 de outubro 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%