Semana seca na maior parte do Nordeste

10/10/2017 às 16:32
por Angela Ruiz

Atualizado 10/10/2017 às 16:34

Oferecimento
Última frente fria provocou chuva em setembro

Quase todo o Nordeste do Brasil está sob o domínio de uma forte massa de ar seco. Este grande sistema de alta pressão que influência a Região impede que nuvens de chuva se formem sobre o interior dos estados. Não é comum, este sistema alta pressão permanecer tão intenso sobre o oceano nesta época do ano, comentam os meteorologistas da Climatempo.

   

A última vez que uma frente fria chegou no Nordeste foi no início de setembro. Na ocasião, o sistema ajudou a provocar chuva no leste da Bahia. Abaixo o mapa de anomalia de chuva no mês de setembro:

 

chuva_mensal_anomalia_201709_br 

 

Temperatura está subindo rápido

Os termômetros estão subindo rápido nestes dias quentes. Para se ter uma ideia, muitas cidades do interior do Nordeste tem registrado temperaturas próximas de 40°C. Ontem (09), a cidade piauiense de Bom Jesus do Piauí, registrou a maior temperatura da Região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o termômetro marcou 39,6°C, seguida no ranking de Gilbués com 39,3°C.

 

E o calorão segue forte nesta semana de feriado prolongado. Os próximos dias serão marcados por muito sol, baixa umidade do ar, principalmente nas áreas de agreste e sertão. Temperaturas próximas ou acima dos 40°C podem ser facilmente registradas, especialmente em cidades do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.

 

A população deve se manter informada com a defesa civil de seus estados, mas independentemente de qualquer aviso, a hidratação através da ingestão de muito líquido torna-se importante. Além de uma boa hidratação deve se evitar atividades físicas ao ar livre no período entre 10 e 17h, além de evitar grandes aglomerações. 

 

No decorrer desta quarta-feira (11), só de chover de forma rápida entre o litoral da Bahia e da Paraíba. Pelo menos até o dia 15/10, é o ar seco que irá predominar em boa parte do Nordeste, segundo os meteorologistas.

 

Acompanhe a previsão completa por Região para o feriado de 12 de Outubro

 

Foto: Luciano Souza - Bom Jesus da Lapa - BA