Sul do Brasil volta a ter muitos raios

20/10/2017 às 17:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporais aumenta no fim de semana

No dia 19 de outubro de 2017, uma grande quantidade de nuvens carregadas passou sobre o Sul do Brasil provocando chuva forte, ventania e também muitos raios. Os raios podem ocorrer de uma nuvem para outra, da nuvem para o solo e do solo para a nuvem. As nuvens convectivas formadas pelo calor e umidade do ar elevada são as que produzem as descargas elétricas atmosféricas.

 

 

Na sequência de imagens de satélite, as nuvens com maior potencial para temporais aparecem como manchas vermelhas.

 

 

  

 

As imagens dos raios são da região de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, e foram feitas por Brunno Cardoso o dia 19/10/17.

 

 

 

 

Durante o dia 19 de outubro foram detectados 14.005 raios das nuvens para o solo sobre o Rio Grande do Sul, 976 em Santa Catarina e 3959 raios nuvem-solo sobre o Paraná, pela medição da rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas atmosféricas. 

 

 

Densidade de raios no Sul do Brasil em 19/10/17

 

Neste sábado, 21 de outubro, uma grande quantidade de nuvens carregadas volta a se espalhar sobre a Região Sul e o número de descargas elétricas atmosféricas vai aumentar. Acompanhe a evolução das nuvens pelas imagens de satélite.

 

Como os raios se formam?

 

Saiba como se proteger dos raios

 

Saiba mais em Explicando o Tempo

 

Foto de Fernanda Skalisz W. Trento, Santo Antonio da Platina (PR)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima