Frente fria provoca chuva forte no Sul do BR

10/11/2017 às 13:28
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/11/2017 às 13:31

Oferecimento
Ciclone extratropical provoca vento forte no litoral no fim de semana.

Uma frente fria avança sobre a Região Sul do Brasil nesta sexta-feira e espalha nuvens carregadas sobre todos os estados. Fortes pancadas de chuva já ocorreram na manhã desta sexta-feira e mais chuva está prevista para tarde e noite por quase toda a Região.

 

Há risco de chuva moderada a forte em vários locais, com raios e rajadas de vento que podem chegar aos 80 km/h. Porto Alegre começou a tarde desta sexta-feira com tempo chuvoso e temperatura amena, mas a tendência é de diminuição da chuva até a noite. A Grande Florianópolis e a Grande Curitiba o tempo fica instável, com pancadas de chuva no decorrer da tarde e tem previsão de chuva até a noite. Pode chover e ventar forte.

Esta frente fria está em rápido deslocamento e áreas na fronteira com Uruguai já estavam com sol e tempo firme no fim da manhã desta sexta-feira e não deve chover mais até o fim do dia.

 

 

Frente fria avança SUl BR 10-11-17

 

 

Fim de semana

O tempo seca no fim de semana no Sul do Brasil. As nuvens carregadas da frente fria se afastam neste sábado e o sol vai predominar. Praticamente toda a Região Sul fica sem chuva. O dia pode amanhecer com névoa e nevoeiro em alguns locais, incluindo as capitais Curitiba e Porto Alegre, mas o sol aparece ainda pela manhã.

Para o domingo, a previsão é de um dia com muito sol no Sul do Brasil, com previsão de pancadas de chuva apenas para o litoral do Rio Grande do Sul e para o litoral sul de Santa Catarina.

O sol e o tempo seco vão predominar sobre o Sul do Brasil até o feriado de 15 de novembro.

 

Confira a tendência da chuva para o BR para 15 dias

 

Queda de temperatura

A noite e o amanhecer serão um pouco frios neste fim de semana por todo o Sul do Brasil. Não há previsão de ar polar intenso sobre a Região, mas a falta de nebulosidade no período noturno vai aumentar a perda de calor na atmosfera fazendo com que o ar se resfrie mais à noite.

 

Risco de ventania no litoral

A população que mora no litoral da Região Sul deve ter atenção com o mar muito agitado durante o domingo e na segunda-feira. Os ventos fortes provocados por um ciclone extratropical vão gerar grandes ondas. No sábado e no domingo, 12 de novembro, algumas rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 100 km/h. A parte mais elevada das serras gaúcha e catarinense também pode ter rajadas de até 100 km/h. Na Grande Porto Alegre, as rajadas mais fortes devem fica entre 60 km/h e 90 km/h.

Este ciclone extratropical começa a se afastar do litoral da Região Sul na segunda-feira, mesmo assim o litoral pode ter vento forte e o mar segue muito agitado.

 

 

Foto de Raquel Fonseca, Cascavel (PR)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%