Ar seco predomina no centro-sul do Brasil nesta sexta

23/11/2017 às 14:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Passagem do ar de origem polar causa queda da temperatura e da umidade

O ar seco e frio de origem polar se espalhou sobre parte do centro-sul do Brasil causando queda da temperatura e do nível de umidade do ar. A consequência direta da diminuição de umidade é a redução da nebulosidade e das condições de chuva.

 

 

Ontem, os estados da Região Sul começaram a sentir os efeitos desta massa de ar de origem polar. Hoje, a influência do ar polar pode ser percebida no Sul, mas também em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, houve geada fraca em Cambará do Sul (RS), com temperatura de 3,7°C. Em Porto Alegre, a temperatura mínima nesta quinta-feira foi de 11,6°C, sendo a madrugada mais fria em um mês, desde o dia 23 de outubro, quando fez 11,2°C. Várias áreas de Santa Catarina e do Paraná também registraram temperaturas abaixo dos 10°C.

Em Mato Grosso do Sul, a quinta-feira amanheceu fresquinha no sul do estado, com mínimas entre 12°C e 17°C. A menor temperatura foi em Amambai, 12,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

A temperatura também baixou no estado de São Paulo e a maioria das regiões paulistas amanheceu com temperatura entre 15°C e 18°C. A menor temperatura no estado, segundo o INMET, foi 13,8°C em Barra do Turvo, no sul de São Paulo.

 

 

Os tons de marrom inficam poucas nuvens. A nebulosidade diminuiu com

a entrada do ar de origem polar

Ar seco

A queda do nível de umidade do ar sempre ocorre quando o ar de origem polar passa sobre um lugar. Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado 16% de umidade no ar em Santo Augusto e 18% em São Luiz Gonzaga e em Uruguaiana. Por volta da 1 hora da tarde de hoje, a umidade relativa já havia baixado para 20% em Quaraí. A esta hora, o sul de Mato Grosso do Sul estava com níveis de umidade do ar entre 30% e 40% e o centro-oeste de São Paulo em torno de 50%.

 

Sexta-feira seca

Nesta sexta-feira, esse ar seco de origem polar ainda vai predominar sobre o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo e avança um pouco mais pelo Sudeste influenciando o Sul de Minas e o centro-sul do Rio De Janeiro. Estas duas últimas regiões também vão sentir um friozinho na madrugada desta sexta-feira. Mas a sensação de ar fresco é só mesmo à noite e ao amanhecer. Com o sol forte desde cedo, o ar esquenta rapidamente e a sensação de calor já será sentida no fim da manhã.

 

No fim de semana, esta massa de ar seco de origem polar se afasta do Brasil. O ar úmido e quente volta a se espalhar pelo centro-sul do Brasil trazendo as nuvens e as pancadas de chuva de volta.

Confira a previsão para o seu estado e Região para os próximos 5 dias.

 

Foto de Magnus Andrei Graf, Ubiretama (RS)

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%