Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Balanço da chuva de janeiro de 2018 nas capitais do BR

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Balanço da chuva de janeiro de 2018 nas capitais do BR

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Ozéas Neves, Teresina (PI)

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Metade das capitais brasileiras registrou chuva dentro ou acima da média em janeiro de 2018, embora a chuva tenha sido mal distribuída ao longo do mês sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil. O mês começou com chuva frequente no Centro-Oeste e Sudeste. No Sul do Brasil, a maior concentração de chuva ocorreu em meados do mês. No Norte do Brasil, com exceção de Roraima, onde janeiro é época de seca, a chuva foi relativamente bem distribuída durante o mês. Destaque para Porto Velho (RO) que teve apenas 2 dias sem registro de precipitação e Belém (PA) que teve 3 dias sem chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

     

    Porto Velho (RO) foi a capital brasileira que teve o maior volume de precipitação acumulado. Foram 443,0 mm em 31 dias, total que ficou quase 40% acima da média para o mês. O rio Madeira, em Porto Velho, entrou em "atenção" desde meados do mês, segundo monitoramento do Serviço Geológico Brasileiro, por causa do excesso de chuva verificado na bacia hidrográfica deste rio.

     

    O menor acumulado no mês foi de Aracaju (SE), 14,9 mm em 31 dias. Foi também da capital de Sergipe a maior anomalia negativa (abaixo da média) de precipitação em janeiro de 2018. O total de precipitação no mês ficou 81% abaixo da média normal. É importante lembrar que janeiro é época tempo seco em Aracaju e a falta de chuva é comum.

     

    Florianópolis (SC) foi a capital que teve a maior anomalia positiva (acima da média) de precipitação em janeiro. O total de chuva acumulado foi de quase 390 mm e ficou 136% acima da média. Quase metade da chuva de janeiro (144,9 mm) cai em apenas 24 horas, entre os dias 10 e 11, em um evento de chuva extrema que causou alagamentos e muitos transtornos na capital de Santa Catarina.

     

     

    Chuva x média em janeiro de 2018 nas capitais brasileiras

     

     

     

    Foto de Ozéas Neves, Teresina (PI)

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias