Oferecido por
Fortes áreas de instabilidade já estavam ativas entre o Sudeste, o Nordeste e o Norte do Brasil, formando nuvens muito carregadas. Neste domingo (04), a formação de uma pequena área de baixa pressão próximo à costa do Espírito Santo deixou o tempo ainda mais instável.
Voltou a chover forte neste domingo em várias áreas capixabas. As chuvas mais volumosas acumulavam entre 40 e 60 mm (até 16h) entre as regiões serrana e Grande Vitória. Nos primeiros 3 dias de fevereiro, a chuva ficou mais concentrada no norte do Espírito Santo, onde o acumulado ultrapassou a média do mês inteiro de fevereiro, de acordo com a Climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia. Em São Mateus, no norte do estado, a chuva acumulada entre o dia 01 e a manhã do dia 04 estava em torno de 130mm, enquanto a média de fevereiro para a cidade é de 100mm. Em Vitória, o acumulado até a manhã deste domingo chegava a 50mm. A média normal deste mês para a capital é de 80mm, aproximadamente.
src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2018/02/d1563bb78ca50f5be8c12f11cb55042a.jpg" alt="se_normal_02" width="461" height="415" />
As instabilidades ainda vão atuar no Espírito Santo no decorrer desta semana. Como já choveu bastante, o solo fica encharcado e o níveis dos rios e córregos está mais elevado. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra. Fique atento à previsão do tempo e aos avisos da defesa civil.