Chuva forte no Espírito Santo

03/02/2018 às 09:55
por Fabiana Weykamp

Atualizado 04/02/2018 às 16:27

Oferecimento
Chuva de 4 dias já ultrapassou a média do mês

Fortes áreas de instabilidade já estavam ativas entre o Sudeste, o Nordeste e o Norte do Brasil, formando nuvens muito carregadas. Neste domingo (04), a formação de uma pequena área de baixa pressão próximo à costa do Espírito Santo deixou o tempo ainda mais instável.

 

mapa_satelite_goes16

 

Voltou a chover forte neste domingo em várias áreas capixabas. As chuvas mais volumosas acumulavam entre 40 e 60 mm (até 16h) entre as regiões serrana e Grande Vitória. Nos primeiros 3 dias de fevereiro, a chuva ficou mais concentrada no norte do Espírito Santo, onde o acumulado ultrapassou a média do mês inteiro de fevereiro, de acordo com a Climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia. Em São Mateus, no norte do estado, a chuva acumulada entre o dia 01 e a manhã do dia 04 estava em torno de 130mm, enquanto a média de fevereiro para a cidade é de 100mm. Em Vitória, o acumulado até a manhã deste domingo chegava a 50mm. A média normal deste mês para a capital é de 80mm, aproximadamente.

 

acumuladomensal_sese_normal_02

 

As instabilidades ainda vão atuar no Espírito Santo no decorrer desta semana. Como já choveu bastante, o solo fica encharcado e o níveis dos rios e córregos está mais elevado. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra. Fique atento à previsão do tempo e aos avisos da defesa civil.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

33°
max

10mm / 90%