RJ ainda pode ter temporais

22/02/2018 às 13:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/02/2018 às 15:57

Oferecimento
Condições para chuva são altas nesta sexta em todas as regiões fluminenses. Total de chuva no dia 21 de fevereiro passou de 100 mm em áreas na cidade do Rio.

Depois depois do temporal de ontem, o Rio De Janeiro amanheceu com muitas nuvens, mas sem chuva, e o sol apareceu forte durante a manhã em várias regiões da cidade. A temperatura baixou de três a cinco graus nas últimas 24 horas, mas uma frente fria ainda se desloca pelo litoral fluminense e o risco de crescimento novas áreas de nuvens carregadas permanece alto.

 

Com a grande disponibilidade de calor e de umidade que ainda se observa sobre o estado do Rio de Janeiro, e a frente fria próxima, novas áreas de instabilidade se desenvolvem e a chuva retorna no decorrer da tarde e durante a noite desta quinta-feira. Há risco de novos temporais em todas as regiões fluminenses. Pode voltar a chover forte também sobre a cidade do Rio e no Grande Rio, mas não necessariamente nas mesmas áreas atingidas pelo temporal a noite da quarta-feira. Há potencial para alagamentos na região metropolitana. Na Região Serrana, em função do solo encharcado por causa dos últimos eventos de chuva forte, ainda há risco de deslizamento de terra e transbordamento de rio e córregos.

As imagens de satélite são atualizadas a cada 15 minutos e permitem acompanhar o  movimento das nuvens carregadas.

 

 

 

 

 

Por volta do meio-dia, radares meteorológicos já detectavam o crescimento de núcleos de chuva na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Acompanhe e chuva pelo radar meteorológico do Sumaré.

Para o Grande Rio e Região Serrana, a chuva mais volumosa está sendo esperada entre a noite desta quinta-feira e a madrugada da sexta-feira, 23 de fevereiro.

 

Risco de chuva forte na sexta-feira

O risco de chuva moderada a forte ainda é alto nesta sexta-feira, 23, sobre o Grande Rio e nas demais regiões do estado do Rio de Janeiro. Tecnicamente a frente fria avança para o litoral do Espírito Santo, mas a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera ainda vai facilitar o crescimento de nuvens carregadas sobre o estado do Rio de Janeiro.

A chuva mais intensa no centro-sul do estado, incluindo o Grande Rio, Serrana e Costa Verde é esperada para a madrugada da sexta-feira. A previsão é de que a chuva enfraqueça durante a manhã. Porém, o litoral norte, o Norte e o Noroeste Fluminense podem ter chuva forte também na tarde e noite desta sexta-feira.

 

 

Chuva diminui no fim de semana

O último fim de semana de fevereiro será marcado por muita nebulosidade, mas pouca chuva sobre o estado do Rio de Janeiro. A chuva se concentra sobre o Norte e Noroeste do estado. A região dos Lagos só deve ter pancadas de chuva no domingo. Para o Grande Rio e demais áreas no centro-sul fluminense, não há previsão de chuva para o fim de semana, mas tanto o sábado como domingo serão com muitas nuvens e períodos com sol. A temperatura fica agradável, sem calor exagerado. Veja como fica a temperatura nos próximos dias no Rio de Janeiro.

 

Nota de esclarecimento

A Climatempo esclarece que qualquer boato sobre a ocorrência de tornado que possa atingir o Grande Rio e o estado do Rio de Janeiro é falso. Atenção com informações falsas que eventualmente apareçam nas redes sociais.

 

 

Números do temporal de 21/2/18

A chuva da quarta-feira, 21 de fevereiro,  caiu com muita força não só na cidade do Rio de Janeiro, mas também em outras cidades do litoral e do interior fluminense. Entre 9 horas do dia 21 e 9 horas do dia 22 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 105,2 mm de chuva em Silva Jardim, o segundo maior volume de chuva no Brasil neste período. Em áreas de Nova Friburgo, na Região Serrana, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 107 mm de chuva entre o meio-dia do dia 21 e meio-dia do dia 22 de fevereiro. Em Niterói (Piratininga) foram quase 75 mm acumulados neste período. A região de Angra dos Reis, de Valença e outras cidades da Região Serrana e do Grande Rio também tiveram chuva forte, com acumulados entre 50 mm e 80 mm.

 

Chuva volumosa na cidade do Rio de Janeiro em 21/2/18

 

 

 

Foto de Ingrid Sabino, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%