Oferecido por
Depois depois do temporal de ontem, o Rio De Janeiro amanheceu com muitas nuvens, mas sem chuva, e o sol apareceu forte durante a manhã em várias regiões da cidade. A temperatura baixou de três a cinco graus nas últimas 24 horas, mas uma frente fria ainda se desloca pelo litoral fluminense e o risco de crescimento novas áreas de nuvens carregadas permanece alto.
Com a grande disponibilidade de calor e de umidade que ainda se observa sobre o estado do Rio de Janeiro, e a frente fria próxima, novas áreas de instabilidade se desenvolvem e a chuva retorna no decorrer da tarde e durante a noite desta quinta-feira. Há risco de novos temporais em todas as regiões fluminenses. Pode voltar a chover forte também sobre a cidade do Rio e no Grande Rio, mas não necessariamente nas mesmas áreas atingidas pelo temporal a noite da quarta-feira. Há potencial para alagamentos na região metropolitana. Na Região Serrana, em função do solo encharcado por causa dos últimos eventos de chuva forte, ainda há risco de deslizamento de terra e transbordamento de rio e córregos.
As imagens de satélite são atualizadas a cada 15 minutos e permitem acompanhar o movimento das nuvens carregadas.
Por volta do meio-dia, radares meteorológicos já detectavam o crescimento de núcleos de chuva na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Acompanhe e chuva pelo radar meteorológico do Sumaré.
Para o Grande Rio e Região Serrana, a chuva mais volumosa está sendo esperada entre a noite desta quinta-feira e a madrugada da sexta-feira, 23 de fevereiro.
Risco de chuva forte na sexta-feira
O risco de chuva moderada a forte ainda é alto nesta sexta-feira, 23, sobre o Grande Rio e nas demais regiões do estado do Rio de Janeiro. Tecnicamente a frente fria avança para o litoral do Espírito Santo, mas a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera ainda vai facilitar o crescimento de nuvens carregadas sobre o estado do Rio de Janeiro.
A chuva mais intensa no centro-sul do estado, incluindo o Grande Rio, Serrana e Costa Verde é esperada para a madrugada da sexta-feira. A previsão é de que a chuva enfraqueça durante a manhã. Porém, o litoral norte, o Norte e o Noroeste Fluminense podem ter chuva forte também na tarde e noite desta sexta-feira.
Chuva diminui no fim de semana
O último fim de semana de fevereiro será marcado por muita nebulosidade, mas pouca chuva sobre o estado do Rio de Janeiro. A chuva se concentra sobre o Norte e Noroeste do estado. A região dos Lagos só deve ter pancadas de chuva no domingo. Para o Grande Rio e demais áreas no centro-sul fluminense, não há previsão de chuva para o fim de semana, mas tanto o sábado como domingo serão com muitas nuvens e períodos com sol. A temperatura fica agradável, sem calor exagerado. Veja como fica a temperatura nos próximos dias no Rio de Janeiro.
Nota de esclarecimento
A Climatempo esclarece que qualquer boato sobre a ocorrência de tornado que possa atingir o Grande Rio e o estado do Rio de Janeiro é falso. Atenção com informações falsas que eventualmente apareçam nas redes sociais.
Números do temporal de 21/2/18
A chuva da quarta-feira, 21 de fevereiro, caiu com muita força não só na cidade do Rio de Janeiro, mas também em outras cidades do litoral e do interior fluminense. Entre 9 horas do dia 21 e 9 horas do dia 22 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 105,2 mm de chuva em Silva Jardim, o segundo maior volume de chuva no Brasil neste período. Em áreas de Nova Friburgo, na Região Serrana, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 107 mm de chuva entre o meio-dia do dia 21 e meio-dia do dia 22 de fevereiro. Em Niterói (Piratininga) foram quase 75 mm acumulados neste período. A região de Angra dos Reis, de Valença e outras cidades da Região Serrana e do Grande Rio também tiveram chuva forte, com acumulados entre 50 mm e 80 mm.
Chuva volumosa na cidade do Rio de Janeiro em 21/2/18
Foto de Ingrid Sabino, Rio de Janeiro (RJ)