1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Temporais diminuem em parte de MG nos próximos dias
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais diminuem em parte de MG nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Davi Ferreira, Contagem (MG)

5 min de leitura

Oferecido por

Tempestades no oeste e no norte de MG

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o oeste e sobre o norte de Minas Gerais a chuva caiu muito forte em alguns locais. A tempestade foi impressionante em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, onde choveu aproximadamente 97 mm em apenas 6 horas, entre 6 horas e 11 horas da manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia. Este volume de chuva é extremamente elevado, para um período de poucas horas, e corresponde a cerca da metade da média de chuva normal para fevereiro, que fica em torno de 194 mm. Ainda chovia fraca por volta do meio-dia.

 

 

A região de Araxá, próxima de Patrocínio, teve chuva moderada e acumulou 28 mm em 4 horas de chuva na manhã desta segunda-feira, mas ainda chovia no início da tarde.

Em Sacramento, depois de um temporal na tarde do domingo, 25, voltou a chover de forma moderada na manhã da segunda-feira. O total de chuva acumulado em 24 horas entre meio-dia horas do dia 25 e meio-dia do dia 26 de fevereiro foi de 81,8 mm, um volume muito elevado.

 

MG_temporal 26-2-18

 

 

No norte de Minas Gerais, a chuva caiu com muita força sobre Montalvânia, cidade na divisa com a Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas dia 25 e 9 horas do dia 26 de fevereiro choveu 108,4 mm. A maior parte da chuva (quase 60 mm) caiu na noite do domingo, 25, entre 20 horas e 22 horas.

 

Belo Horizonte: chuva de fevereiro atinge a média

O temporal do sábado, 24 de fevereiro, casou estragos e enchente em diversos bairros de Belo Horizonte. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia do centro da cidade (Santo Agostinho) registrou aproximadamente 17 mm de chuva. Mas na Pampulha choveu 59 mm.

O total de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 26 em fevereiro na estação de Santo Agostinho atingiu 208 mm, alcançando a média de chuva para fevereiro, neste local, que é de aproximadamente 206 mm. Mas e outros locais da cidade, o INMET registrou volume maiores neste mesmo período. Na Pampulha, na zona norte de Belo Horizonte, choveu 274 mm e na estação Cercadinho, na zona sul da cidade, choveu 313 mm.

 

Chuva em fevereiro em Belo Horizonte

 

 

Temporais diminuem em parte de MG nos próximos dias

O sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul - ganha força novamente sobre o Brasil nos próximos dias e vai reduzir as condições para chuva sobre o centro-norte e o leste de Minas Gerais. Como todo sistema de alta pressão atmosférica, o sistema ASAS vai diminuir a umidade sobre estas regiões e consequentente menos nuvens carregadas vão se formar, o que vai reduzir as condições para chuva.

Áreas como o Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Noroeste Mineiro, onde está Montalvânia, devem sentir a presença da ASAS com mais força e vão passar o restante da semana sem chuva. O sol e o tempo já predominam a partir desta terça-feira.

A região da Grande Belo Horizonte terá mais sol e calor nos próximos dias, mas ainda terá pancadas de chuva em parte da tarde e da noite, mas com possibilidade de chuva moderada a forte em alguns locais da cidade.

Já o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas Gerais e a Zona da Mata Mineira seguem a semana com tempo instável. As pancadas de chuva serão frequentes nos próximos dias e há risco de temporais.

 

 

 

Foto de Davi Ferreira, Contagem (MG)

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias