Halo duplo em Florianópolis

27/02/2018 às 07:47
por César Soares

Oferecimento
Quer saber mais sobre o colorido do céu?

Olhar para o céu é algo fundamental para aqueles que estudam as Ciências da Atmosfera. E é claro que não é preciso ser meteorologista para apreciar a beleza das nuvens, da luz solar e os fenômenos que são gerados pela interação destes fatores.

 

A luz solar que  vemos é branca, levemente amarelada, mas ao interagir com outros componentes atmosféricos, descobrimos que esta luz é aparentemente branca. Na realidade, ela é a composição de todas as cores do arco-íris. Há outras situações em que também vemos essa decomposição, por exemplo, o fenômeno observado na manhã da segunda-feira (26) em Florianópolis, o Halo Solar.

 

Halo Solar em Florianópolis/SC - por Alexandre Yamamoto

 

O Halo Solar é este círculo que lembra um arco-íris e está em volta do sol. O fenômeno óptico ocorre na presença de nuvens do tipo Cirrostratus, que estão há 12 km de altura e são compostas por gelo. Os cristais de gelo atuam como prismas e decompõem a luz solar nas cores originais.

 

Como se não bastasse um círculo colorido, a densidade das nuvens ainda proporciou um outro halo, ou seja, tivemos um Halo Solar Duplo que foi registrado pelo internauta Alexandre Yamamoto.

 

 

Halo Solar em Florianópolis/SC -  por Alexandre Yamamoto

 

E o "Festival das Cores no Céu" se espalhou por Santa Catarina na segunda-feira! Na cidade de Taió que fica no Vale do Itajaí foi uma irisação, na qual a difração da luz ocorre em uma nuvem que é conhecida por nuvem iridescente.

 

Irisação em Taió/SC - Marcio André Voss

 

Normalmente esse tipo de fotometeoro é observado em nuvens do tipo Cirrostratus, Cirrus, Altocumulus e Lenticulares. 

 

Quer ver a sua foto no site da Climatempo? Não se esqueça de publicar nas redes sociais com a #fotografeotempo!

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

18°
min

22°
max

3mm / 40%