Chuva cai forte no Sul do Brasil

01/03/2018 às 22:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/03/2018 às 08:34

Oferecimento
Cascavel (PR) acumula mais de 100 mm em 3 horas

 

Nuvens carregadas se formaram no interior e pelo litoral da Região Sul durante o dia primeiro de março e provocaram chuva forte e volumosa em vários locais. As pancadas de chuva intensas ocorreram principalmente sobre o Paraná e sobre Santa Catarina.

 

Em Cascavel, no oeste do Paraná, choveu 106,0 mm em apenas 3 horas. É um volume de chuva muito elevado para um curto período de tempo. A média de chuva para março é de 132 mm. Em Santa Catarina a chuva mais intensa foi observada pelo litoral, inclusive na Grande Florianópolis. Em Palhoça foram cerca de 40 mm em 3 horas. Em São José choveu 34,3 mm em 1 hora, entre 21h30 e 22h30, de acordo com o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

Chuva forte no Sul do Brasil 01/03/2018

 

Tempo instável nos próximos dias

O Sul do Brasil começou o mês de março com condições muito mais favoráveis para chuva, depois de um fevereiro com grande deficiência de chuva. As áreas de instabilidade vão predominar sobre a Região Sul nos próximos dias e há previsão de várias pancadas de chuva para a tarde e noite. A chuva mais frequente e forte é esperada para áreas de Santa Catarina e do Paraná. Pouca chuva ocorre no sul do Rio Grande do Sul, onde vários municípios estão em emergência por causa da estiagem.

 

 

 

 

Chuva volumosa no litoral

Quem mora no litoral do Paraná, de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul deve ficar atento para ventos moderados frequentes nos próximos dias, além de chuva muita. A persistência da chuva por várias horas, nem sempre com raios, poderá causar grandes acumulados com potencial para alagamentos.

 

 

Foto de Alcione, Arapongas (PR)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

25°
max

25mm / 80%