1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Córrego Ipiranga transborda na zona sudeste de São Paulo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Córrego Ipiranga transborda na zona sudeste de São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Nuvens muito carregadas avançaram do Paraná espalhando nuvens muito carregadas sobre sobre o sul e o leste do estado de São Paulo. Estas nuvens trouxeram muita chuva e ventos fortes. Alagamentos e transbordamento de córrego foram registrados na cidade de São Paulo. A chuva prossegue pela noite desta quarta-feira, 14 de março, e ainda pode chover com moderada a forte intensidade, mas tende a enfraquecer na madrugada desta quinta-feira e vai parando aos poucos.

 

Estas nuvens cresceram sobre o Paraná e provocaram temporais na Grande Curitiba e no litoral paranaense. Choveu de 60 mm a quase 100 mm em pouco mais de 3 horas.  

Nas imagens da nebulosidade captadas pelo satélite GOES 16, as nuvens com maior potencial para temporais e chuva volumosa aparecem em tons de vermelho e amarelo. A área de tempestade se espalha pelo leste do estado e a chuva intensa deve avançar até para o litoral norte e vale do Paraíba. A região de Sorocaba e de Campinas também estão sujeitas a chuva intensa no decorrer da noite.

 

SP_Temporal_14-3-18

 

 

Balanço da chuva de 14/3/18 até 22h

 

O córrego Ipiranga, na zona sudeste da capital transbordou por causa da chuva forte e volumosa da noite da quarta-feira, 14 de março. 

Às 20h30, por causa da chuva forte que já caía por grande parte da cidade de São Paulo na noite desta quinta-feira, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - pôs toda a cidade de São Paulo em atenção para alagamentos. A chuva sobre a região de Itaquera, na zona leste da capital paulista, causou o transbordamento do córrego Lajeado, na rua Manuel Bandeira de Lima. Pouco antes das 19h30, as zonas oeste, centro, leste, sul, sudeste, as marginais Pinheiros e Tietê já estavam em atenção.

 

Na imagem de satélite, a mancha rosa no extremo leste da cidade de São Paulo indica nebulosidade com chuva intensa.

 

 

Volumes de chuva

Entre 20h e 21h o CGE registrou 31,2 mm na Lapa e 20,0 mm no Butantã. Entre 19h e 20h choveu 26,6 mm em 1 hora em São Miguel Paulista, 17,2 mm em Itaquera e 14,4 mm no Itaim Paulista.

O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -  registrou acumulados acima de 30 mm em 3 horas de chuva em vários locais da Grande São Paulo.

 

No Vale do Ribeira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41 mm em Registro entre 15h e 20h. No mesmo período choveu quase 21 mm em Iguape. Entre 20h e 21h choveu 22 mm em Itapeva e 20,6 mm em São Miguel Arcanjo. Tecnicamente um volume de 20 mm em 1 hora já é considerado chuva forte.

 

Chuva forte em SP em 14/3/18

 

Alagamentos

Até às 22h, o CGE informa 12 pontos com alagamento na cidade de São Paulo, sendo que 9 ainda estavam ativos e 3 era intransitáveis.

Às 21 horas era apena 3 pontos com alagamento e já inativos.

 

Rajadas de vento

As nuvens carregadas que se espalharam pelo sul e leste do estado de São Paulo provocaram chuva forte e ventania. Entre 19h e 20h, o INMET registrou uma rajada de 83 km/h em Itapeva e outra de 53 km/h na fazenda Ipanema, região de Sorocaba. O aeroporto de Guarulhos. O aeroporto Viracopos, em Campinas, teve rajada de 53 km/h às 21 horas.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias