Dia Meteorológico Mundial - 23 de março

23/03/2018 às 07:54
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/03/2018 às 11:36

Oferecimento
Prontos para o tempo, preparados para o clima

O dia 23 de março tornou-se especial para os meteorologistas porque foi neste dia, em 1950, que foi consolidada a Organização Meteorológica Mundial, World Meteorological Organization, WMO, na sigla em inglês.

 

A WMO é um órgão de cooperação internacional dentro da ONU (Organização das Nações Unidas), com sede em Genebra, Suíça, e atualmente congrega 191 membros, sendo 185 países e 6 territórios. O Brasil é membro da WMO desde 1950.

O dia 23 de março é o “Dia Meteorológico Mundial”. Todos os anos, para celebrar a data, a WMO propõe um tema de reflexão para ser discutido na comunidade meteorológica mundial. O tema escolhido para 2018 foi: Prontos para o tempo, preparados para o Clima.

 

 

Dia Meteorológico Mundial - 23 de março

 

 

Tempestades severas e seca, ciclones tropicais, ondas de calor e de frio extremos, ventanias destruidoras e diferentes tipos de desastres naturais ocorrem em todas as regiões do planeta. As mudanças climáticas de longo prazo estão aumentando a intensidade e a frequência de eventos climáticos extremos. Com o aumento de megacidades, mais pessoas ficarão expostas e vulneráveis aos problemas causados por situações de tempo severo e de clima extremo.

Cada vez mais a população mundial precisa se preparar para se proteger das adversidades do tempo e do clima. O papel dos meteorologistas e de todos os cientistas envolvidos com os estudos da atmosfera e dos oceanos é melhorar sempre os sistemas de previsão e de alerta do tempo e do clima, para ajudar os governos a proteger vidas e diminuir as perdas por problemas causados por situações de tempo e de clima extremos.