Oferecido por
O primeiro fim de semana do outono é com alerta para tempestades no Sul do Brasil por causa da chegada de uma forte frente fria. Os três estados podem sofrer com ventania e chuva intensa, mas a pior situação é esperada para o Rio Grande do Sul. Os serviços nacionais de meteorologia da Argentina, no Uruguai e do Paraguai também emitiram advertências especiais sobre o risco de temporais violentos com a chegada desta frente fria durante o sábado, 24 de março.
Chuva forte
Há condições e para temporais no sábado e domingo, 25, nos três estados do Sul do Brasil. No Paraná e em Santa Catarina, a sensação de abafamento neste sábado e as pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite, podendo chover forte inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba. As pancadas de chuva no oeste e sul de Santa Catarina e no oeste do Paraná podem começar no fim da manhã ou início da tarde.
Chuva extrema no Rio Grande do Sul
A maior preocupação é com o que poderá ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. O estado deve ter chuva generalizada e grandes volumes devem ser acumulados. Vários locais no centro-oeste e no sul gaúcho poderão acumular 100 mm de chuva apenas durante este sábado, o que no Rio Grande do Sul representa praticamente toda a chuva normal para o mês de março. Há potencial para grandes alagamentos.
Domingo com queda da temperatura
Durante o domingo, a frente fria tecnicamente chega ao Paraná, mas suas áreas de instabilidade persistem por quase todo o Sul do Brasil. Só não deve chover mais na fronteira com o Uruguai. A chuva vai parando à tarde no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Mas ainda há risco de chuva moderada a forte nas outras áreas gaúchas, sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Permanece o alerta para muitos raios, risco de granizo e ventania.
A chuva e a entrada de ventos frios de origem polar deixam a temperatura amena durante o domingo em quase todo o Sul do Brasil. A sensação de calor persiste o norte do Paraná.
Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)
Ventania e granizo
Além de muitos raios, o Sul do Brasil fica altamente sujeito a queda de granizo e ventania. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. O vento é mais intenso no sábado e muitas rajadas podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 90 km/h. Porém, algumas rajadas podem chegar aos 100 km/h, e até passar um pouco deste valor, especialmente no Rio Grande do Sul, nas áreas montanhosas e também no oeste de Santa Catarina e do Paraná. As rajadas mais intensas devem ocorrer no sábado, 24 de março.
A população deve ficar muito atenta, pois há risco de queda de árvores, galhos médios a grandes, destelhamento e até de algumas placas de anúncios suspensas.
A ventania e raios podem afetar a rede de distribuição de energia.