Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do BR em alerta para tempestades no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

O primeiro fim de semana do outono é com alerta para tempestades no Sul do Brasil por causa da chegada de uma forte frente fria. Os três estados podem sofrer com ventania e chuva intensa, mas a pior situação é esperada para o Rio Grande do Sul. Os serviços nacionais de meteorologia da Argentina, no Uruguai e do Paraguai também emitiram advertências especiais sobre o risco de temporais violentos com a chegada desta frente fria durante o sábado, 24 de março.

 

Chuva forte

condições e para temporais no sábado e domingo, 25, nos três estados do Sul do Brasil. No Paraná e em Santa Catarina, a sensação de abafamento neste sábado e as pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite, podendo chover forte inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba. As pancadas de chuva no oeste e sul de Santa Catarina e no oeste do Paraná podem começar no fim da manhã ou início da tarde.

 

Chuva extrema no Rio Grande do Sul

A maior preocupação é com o que poderá ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. O estado deve ter chuva generalizada e grandes volumes devem ser acumulados. Vários locais no centro-oeste e no sul gaúcho poderão acumular 100 mm de chuva apenas durante este sábado, o que no Rio Grande do Sul representa praticamente toda a chuva normal para o mês de março. Há potencial para grandes alagamentos.

 

Domingo com queda da temperatura

Durante o domingo, a frente fria tecnicamente chega ao Paraná, mas suas áreas de instabilidade persistem por quase todo o Sul do Brasil. Só não deve chover mais na fronteira com o Uruguai. A chuva vai parando à tarde no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Mas ainda há risco de chuva moderada a forte nas outras áreas gaúchas, sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Permanece o alerta para muitos raios, risco de granizo e ventania.

A chuva e a entrada de ventos frios de origem polar deixam a temperatura amena durante o domingo em quase todo o Sul do Brasil. A sensação de calor persiste o norte do Paraná.

 

 

Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

Ventania e granizo

Além de muitos raios, o Sul do Brasil fica altamente sujeito a queda de granizo e ventania. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. O vento é mais intenso no sábado e muitas rajadas podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 90 km/h. Porém, algumas rajadas podem chegar aos 100 km/h, e até passar um pouco deste valor, especialmente no Rio Grande do Sul, nas áreas montanhosas e também no oeste de Santa Catarina e do Paraná. As rajadas mais intensas devem ocorrer no sábado, 24 de março.

 

A população deve ficar muito atenta, pois há risco de queda de árvores, galhos médios a grandes, destelhamento e até de algumas placas de anúncios suspensas.

A ventania e raios podem afetar a rede de distribuição de energia.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias