Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte no Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o Sul do Brasil na última semana de março e a chuva caiu forte em vários locais dos três estados. O tempo fica mais instável no fim de semana e o risco de temporais aumenta sobre a Região Sul.

 

 

Ventos quentes

A persistência de ventos quentes e úmidos sobre o Sul e a queda acentuada da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai vai intensificar as áreas de instabilidade que já estão sobre a Região. O ar aquecido e a grande disponibilidade de umidade são importantes fatores para o crescimento de nuvens de tempestade. Além disso, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul também vai colaborar na manutenção e intensificação das áreas de instabilidade que já atuam sobre a Região Sul.

Mesmo com a chuva, a sensação de calor e de abafamento persiste.

 

 

Chuva forte

Tanto no sábado como no domingo, 1 de abril, há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes em todas as áreas da Região Sul. Há risco de raios e de rajadas de vento fortes, entre 60 km/h e 80 km/h. Os períodos com sol não se sustentam por muitas horas por causa da grande quantidade de nuvens durante o dia e da chuva frequente.

 

 

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

Volumes de chuva

Choveu forte durante o feriado da sexta-feira, 30 de março, principalmente sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 50,7 mm sobre Timbó, Santa Catarina, em apenas 1 hora de chuva, entre 16h e 17h.

No Paraná, entre 14h10 e 17h10, choveu 37,5 mm em Jaguariaíva. Voltou a chover em Curitiba com acumulado de 27,4 mm neste período.

Pancadas de chuva moderadas a fortes ocorreram na região de Redentora, Água Santa e Erechim, no Rio Grande do Sul.

 

Saiba porque a Lua cheia de 31 de março faz de 2018 um ano raro

 

Balanço da chuva de março nas capitais

Voltou a chover com regularidade e forte intensidade sobre o Sul do Brasil durante o mês de março de 2018 e aliviando bastante, e até revertendo, o quadro de seca que predominou na Região em fevereiro. Março termina com chuva dentro e acima da média na maioria das áreas do Sul do Brasil.

 

 

Anomalia parcial de chuva no Sul do Brasil em março de 2018

 

 

Nas capitais, o volume de chuva acumulado em Curitiba em 30 dias foi o dobro da média normal para o março, considerando as novas referências Climatológicas do INMET para o período de 1981 a 2010.

 

 

Balanço parcial da chuva de março de 2018 nas capitais da Região Sul

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias