Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Garrafas pet do “Luzes de Natal” encantam a cidade de Socorro- SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Soulpics Photography

4 min de leitura

Oferecido por

 

Um projeto sustentável tem encantado a cidade de Socorro e todos seus visitantes desde 2013. Nesses cinco anos, o “Luzes de Natal”, idealizado pelo vice-prefeito Edelson Cabral Teves, já transformou mais de 750 mil garrafas pet, que poderiam ter parado em aterros, em parte da exuberante e iluminada decoração de Natal da cidade.

 

“Tínhamos como princípio transformar Socorro num Natal que pudesse envolver as pessoas e as famílias e assim foi dado início ao “Luzes de Natal”.  As peças começam a ser materializadas após um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura, pela Secretaria de Turismo e por todos nós. Depois disso vem para o galpão e começa o trabalho. Nem bem você desmonta o Natal de um ano, você já começa a montar o Natal do ano seguinte e assim sucessivamente” explica Edelson.

 

materia escrita

Foto: Soulpics Photography

 

Além de contribuir com o meio ambiente através da resinificação de materiais que seriam descartados e poderiam até parar em aterros sanitários, o projeto leva consciência ambiental para a população.

 

Parte das garrafas pet utilizadas vêm de projetos em escolas, um pouco da própria coleta seletiva da cidade e também de estruturas posicionadas em pontos estratégicos de Socorro, onde qualquer pessoa pode colocar sua garrafa pet e ter certeza que será utilizada no projeto Luzes de Natal.

 

Um grande coral de crianças emociona na cerimônia chamada “Acender das Luzes”, onde todas as lâmpadas que contornam a decoração de garrafas pet são acesas. “Imagine que todos os pais e parentes se dirigem para o local para poder ver a apresentação das crianças e isso acaba se tornando um grande atrativo e também fazendo com que essas pessoas se sintam parte do projeto”, diz o Secretário de Cultura da cidade, Thiago de Faria.  

 

“Eu costumo dizer que não tem coisa mais bonita para nós, que nos emociona, do que o brilho nos olhos das crianças quando elas se deparam com o “Luzes de Natal” na rua. E não são só as crianças, mas adultos, senhoras e senhores, enfim, as famílias se reúnem e andam pela cidade. Nós recebemos turistas, visitantes e a população da região como um todo praticamente invade Socorro nesse período de Natal por conta desse envolvimento que tem. Nós, seres humanos, estamos deixando de lado, nós estamos nos materializando demais e esquecendo de que a gente precisa ficar mais próximo um do outro e o Natal proporciona isso. Na realidade é uma felicidade muito grande fazer parte do Luzes de Natal”, diz Edelson.

 

Veja a linda decoração e a matéria completa em vídeo aqui.

 

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail: [email protected]

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias