Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Pancadas de chuva continuam pelo Centro-Oeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Pancadas de chuva continuam pelo Centro-Oeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: Dario Neto. Cuiabá/MT.

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A segunda quinzena do mês de abril começou úmida e quente com pancadas de chuva por todos os estados. A circulação de ventos sobre a Região continua favorecendo o crescimento de nuvens carregadas e há previsão de mais chuva para esta semana. 

     

    Dois sistemas meteorológicos principais estão influenciando o Centro-Oeste do Brasil. Um sistema de baixa pressão atmosférica e um vórtice ciclônico em altos níveis atuam entre a Bolívia, o Paraguai e o Brasil estimulando o crescimento de nuvens pela Região Centro-Oeste. 

     

    A quarta-feira (18) terá períodos de sol por todas as áreas e previsão de pancadas de chuva com raios entre à tarde e a noite. Poucas áreas na divisa com São Paulo e Minas Gerais, assim como o Distrito Federal não devem ter chuva. Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) voltam a ter pancadas de chuva nesta quarta-feira. 

     

    sat_CO_17.04

       Imagem de satélite mostra grande quantidade de instabilidade espalhada pelo Centro-Oeste
    na tarde desta terça-feira.  

     

    Chuva de abril 

    A chuva de abril já superou a média em quase todas as capitais do Centro-Oeste. Goiânia (GO) acumula 221 mm de chuva entre os dias primeiro e dezessete de abril, o equivalente a 70% acima da média histórica do mês

     

    O total acumulado de chuva em Brasília (DF) chega a 180,3 mm, cerca de 35% acima da média e Cuiabá (MT), com a última chuva de domingo, superou em 5% a média do mês. O volume total na capital de Mato Grosso está 124,2 mm de chuva em 17 dias. 

     

    O pior desempenho da chuva até o momento é na capital Campo Grande (MS). O acumulado está em 75 mm, o equivalente a 16% abaixo da média histórica do mês. 

     

    Foto: Dario Neto. Cuiabá/MT.

     

    Ar fica mais seco no DF 

    O Distrito Federal, em particular, e algumas áreas de Goiás começam a ter redução da nebulosidade a partir desta quarta-feira. O tempo seco vai predominar em Brasília nos próximos dias, com sol forte na região. As pancadas de chuva devem retornar só no sábado (21), quando a capital faz aniversário. 

     

    Atualmente, o nível dos principais reservatórios que abastem o Distrito Federal vem apresentando melhora. Segundo informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, o Descoberto está com 86,3% e o Santa Maria com 53,6% do volume útil.  

     

      

    Veja no Agroclima: Falta de chuva prejudica desenvolvimento da cana em SP 

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias