Período úmido no reservatório de Sobradinho chega ao fim

20/04/2018 às 17:04
por Angela Ruiz

Oferecimento
Chuva é importante para a geração de energia

A situação do nível dos reservatórios no Nordeste ainda preocupa.Tem chovido quase todo dia em grande parte da Região, mas mesmo assim não é suficiente para elevar o nível dos reservatórios que estão operando com a capacidade de quase 40%, segundo dados do dia 19 de Abril, disponível no site do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Veja a tabela abaixo:

 

tabela_post

 

Reservatório de Sobradinho

O reservatório de Sobradinho, na Bahia, que mais contribui com a geração de energia na Região Nordeste está com 37% de capacidade. O resultado desta baixa capacidade de geração de energia é que as termelétricas entram em ação para suprir a demanda e este tipo de energia é muito caro. 

 

De acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura essas usinas termelétricas responderam por 20% de toda a energia gerada no ano passado.  

 

O consumidor percebe o aumento da tarifa de eletricidade no bolso. A bandeira tarifária indica um acréscimo no valor da tarifa dependendo do custo da geração de energia. No ano passado, o Nordeste do Brasil, teve seis meses de bandeira vermelha. 

 

Chuva

 

No ponto de vista de água para gerar a energia, o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento diz que o período úmido no reservatório de Sobradinho já chegou ao fim. As afluências já estão despencando e a partir do meio do ano a região pode voltar a ter alteração tarifária.

 

Para você ter uma ideia de como está caindo água em parte do Nordeste, em Recife, por exemplo, já choveu do dia 01 até o dia 19/04 um total de 254,8 milímetros de chuva sendo que a média é de 290,5 milímetros. Em Maceió, já choveu o que era esperado para todo o mês. Neste período de 19 dias de Abril, foram acumulados 249,9 milímetros e a média para o mês é de 207, 5 milímetros. Em Teresina, a chuva já ultrapassou a média do mês que é de 265,7 milímetros. Do dia 01 até o dia 19 de Abril já foram acumulados 295,9 milímetros. Os dados são do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.  

 

Vale lembrar, que para a geração de energia o importante é que a chuva ocorra em cima dos principais reservatórios com capacidade para armazenar a água e gerar energia quando for necessário.   

 

Leia também: Chuva enfraquece em Salvador e aumenta em Maceió e Aracaju 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 60%

Teresina - PI

24°
min

32°
max

25mm / 83%