Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Período úmido no reservatório de Sobradinho chega ao fim

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Período úmido no reservatório de Sobradinho chega ao fim

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A situação do nível dos reservatórios no Nordeste ainda preocupa.Tem chovido quase todo dia em grande parte da Região, mas mesmo assim não é suficiente para elevar o nível dos reservatórios que estão operando com a capacidade de quase 40%, segundo dados do dia 19 de Abril, disponível no site do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Veja a tabela abaixo:

     

    tabela_post

     

    Reservatório de Sobradinho

    O reservatório de Sobradinho, na Bahia, que mais contribui com a geração de energia na Região Nordeste está com 37% de capacidade. O resultado desta baixa capacidade de geração de energia é que as termelétricas entram em ação para suprir a demanda e este tipo de energia é muito caro. 

     

    De acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura essas usinas termelétricas responderam por 20% de toda a energia gerada no ano passado.  

     

    O consumidor percebe o aumento da tarifa de eletricidade no bolso. A bandeira tarifária indica um acréscimo no valor da tarifa dependendo do custo da geração de energia. No ano passado, o Nordeste do Brasil, teve seis meses de bandeira vermelha. 

     

    Chuva

     

    No ponto de vista de água para gerar a energia, o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento diz que o período úmido no reservatório de Sobradinho já chegou ao fim. As afluências já estão despencando e a partir do meio do ano a região pode voltar a ter alteração tarifária.

     

    Para você ter uma ideia de como está caindo água em parte do Nordeste, em Recife, por exemplo, já choveu do dia 01 até o dia 19/04 um total de 254,8 milímetros de chuva sendo que a média é de 290,5 milímetros. Em Maceió, já choveu o que era esperado para todo o mês. Neste período de 19 dias de Abril, foram acumulados 249,9 milímetros e a média para o mês é de 207, 5 milímetros. Em Teresina, a chuva já ultrapassou a média do mês que é de 265,7 milímetros. Do dia 01 até o dia 19 de Abril já foram acumulados 295,9 milímetros. Os dados são do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.  

     

    Vale lembrar, que para a geração de energia o importante é que a chuva ocorra em cima dos principais reservatórios com capacidade para armazenar a água e gerar energia quando for necessário.   

     

    Leia também: Chuva enfraquece em Salvador e aumenta em Maceió e Aracaju 

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias