Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Frentes frias são bloqueadas no extremo sul do Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Frentes frias são bloqueadas no extremo sul do Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A última de semana de abril de 2018 é marcada pela intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Paraguai, em torno de 5.500 metros de altitude, mas que terá uma grande influência sobre a maioria das áreas da Região Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

     

     

    Tecnicamente este sistema de alta pressão atmosférica vai causar um bloqueio na atmosfera impedindo a passagem das frentes frias pelo Sul do Brasil. Até o dia 28 de abril, duas frentes frias passam pelo sul do Rio Grande do Sul e não conseguem chegar a São Paulo por causa do bloqueio atmosférico da alta pressão. A chuva destas frentes frias fica bloqueada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

    Este bloqueio atmosférico não se prolonga por muito tempo. No dia 30 de abril, uma frente fria chega com mais força ao Brasil e devem avançar para o litoral de São Paulo logo após o feriado de 1º de Maio.

     

    Consequências do bloqueio da alta pressão

    Ar seco

    O sistema de alta pressão deixa o ar seco no centro-sul do Brasil sobre a maioria das áreas da Região Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Nas horas mais quentes do dia, níveis de umidade do ar entre 20% e 30% devem ser observados durante várias horas especialmente em locais de Mato Grosso do Sul, do oeste e sul de Mato Grosso

     

    Pouca chuva

    A baixa umidade do ar vai inibir a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva sobre a maioria das áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. Até a sexta-feira, 27 de abril, não deve chover nas capitais do Sul e nem de São Paulo, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

     

    Piora da qualidade do ar

    A falta de chuva por vários dias consecutivos é um dos principais fatores que aumenta a concentração de poluentes, tanto no campo como nas cidades. Como a chance de chuva é baixa até a próxima sexta-feira sobre a maioria das áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, a atmosfera fica mais poluída e a qualidade do ar piora, principalmente nos centros urbanos.

     

     

    Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias