Hoje tem eclipse total lunar! Como fica o tempo no Brasil?

27/07/2018 às 12:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/07/2018 às 16:27

Oferecimento
Saiba onde as nuvens poderão atrapalhar o espetáculo e a previsão especial para as capitais brasileiras.

É no anoitecer desta sexta-feira, 27 de julho, que ocorre o mais longo eclipse deste século. É um eclipse lunar total, mas que na maior parte do Brasil será visto como parcial ou apenas algumas fases. Isto acontece porque parte das fases ocorrem com Lua abaixo da linha do horizonte. A duração total será de 103 minutos e será visível em muitas áreas do planeta, inclusive em grande parte do Brasil. Para apreciar o eclipse é preciso esperar o nascer da Lua, quando o astro surge acima do linha do horizonte.



Eclipse é visível em todo o Brasil

O eclipse lunar total vai ocorrer de qualquer jeito porque o Sol, a Terra e a Lua passam um certo tempo exatamente alinhados. O que escurece a Lua é a sombra da Terra!

No esquema abaixo a fase F3 representa a Lua totalmente imersa na sombra da Terra. É quando a Lua fica com cor escurecida entre o marrom e o vermelho.

 

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total, considerado o mais longo do século, mas não na sua totalidade. Não veremos as fases iniciais, que são os primeiros eclipse penumbral(F1) e eclipse parcial (F2) da Lua. Quando a Lua estiver nascendo, surgindo no horizonte, já estará na fase principal, totalmente eclipsada (F3). Depois, veremos os segundos eclipse penumbral (F4) e eclipse parcial da Lua (F5).

Algumas áreas no Brasil verão as fases F3, F4 e F5, outras apenas F4 e F5 e em alguns locais apenas a fase F5.



Esquema das fases do eclipse lunar total


Uma das “diversões” dos astrônomos é prever o tom da Lua eclipsada. Não é sempre que a Lua eclipsada fica avermelhada e por isso recebeu na atinguidade o nome de “Lua de sangue”

 

Para que lado do céu devo olhar?

No fim da tarde, fique de costas para o lado onde o sol se põe. Na sua frente estará o lado que a Lua vai aparecer no horizonte. Mas preste atenção para que não tenha prédios na sua frente, que possam atrapalhar a visão da Lua.


Qual o horário do eclipse?

O eclipse lunar total de 27/7/2018 começa pouco depois das 14 horas (horário de Brasília), mas no Brasil vamos começar a apreciar apenas depois das 17 horas, quando a Lua estiver aparecendo no horizonte.

 

O NOC - Núcleo de Observação do Céu - de Santo André, coordenado pelo professor Marcos Calil, faz a transmissão ao vivo do eclipse. 

Acompanhe o eclipse ao vivo

 

Previsão da nebulosidade para o eclipse

Nós aqui na superfície da Terra só vamos ver este belo espetáculo se as nuvens deixarem. O ar seco que predomina sobre o Brasil e dificulta a formação de nebulosidade. No fim da tarde e na noite de 27 de julho de 2018, a maioria das áreas do país terá poucas nuvens ou estará com o céu completamente limpo, sem nuvens, o que vai favorecer a apreciação de todo evento.

Mas o excesso de nebulosidade poderá atrapalhar a apreciação do eclipse lunar em todo o Rio Grande do Sul, no litoral de Santa Catarina, litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo, incluindo as capitais Porto Alegre e Florianópolis. A região entre Natal, João Pessoa e Recife também poderá ter problemas com muitas nuvens e até chuva durante o eclipse. No Norte, há risco de muita nebulosidade e chuva no norte do Pará, norte do Amazonas, Amapá e Roraima, incluindo as capitais.

 

Como será o eclipse nas capitais brasileiras?

Confira na tabela a previsão do tempo e a hora do início do eclipse lunar total nas capitais brasileiras. O horário que aparece já é o horário local.

 

Previsão para o eclipse de 27/7/18 nas capitais brasileiras

 

 

Foto de Pousada Arco-Íris, São Tomé das Letras (MG)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%