Previsão para o feriado de 7 de setembro

04/09/2018 às 21:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira os detalhes da previsão para cada Região do Brasil

A primeira semana de setembro começou com a chuva, o frio e o vento forte de uma grande frente fria, mas termina com a intensificação de uma grande massa de ar seco sobre o Brasil. Isto vai deixar a maior parte do país com menos disponibilidade de umidade e menor chance de chuva no feriado de 7 de setembro. O ar quente se espalha pelo país e a temperatura sobe também na Região Sul, que começou a semana gelada.

 

Uma das características do feriado prolongado de 7 de setembro será a grande amplitude térmica. A noite será um pouco fria no Sul, no Sudeste, em muitas áreas do Centro-Oeste e do interior do Nordeste, mas as tardes serão muito quentes. O calor passa dos 30°C até em locais do Sul e se aproxima dos 40°C no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste.

 

 

Foto de Flavio Santos, Paramirim (BA)

 

O sol vai aparecer forte por várias horas em todas as Regiões do país. As pancadas de chuva vão se concentrar no Norte e no litoral do Nordeste.

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul no fim de semana, mas com pouca influência no tempo. Esta frente fria não deve provocar nem muita chuva e nem muito frio no Brasil.

A semana começou com mar muito agitado na costa do Sul e do Sudeste, mas a agitação marítima se afasta e o não há expectativa de problemas com grandes ondas no litoral brasileiro durante o feriado prolongado de 7 de setembro.

 

 

Previsão para o Brasil para 7/9/18

 

 

Confira os detalhes do tempo do feriadão em cada Região do Brasil.

 

Região Sul

A maioria das áreas da Região Sul do Brasil vai passar todo o feriado prolongado de 7 de setembro com muito sol e ar seco. Apesar do friozinho da noite e do amanhecer, o calor predomina durante o dia. No fim de semana, a temperatura deve superar os 30°C especialmente no interior do Paraná.

Por causa da passagem de uma frente fria pelo mar, a nebulosidade aumenta na região de Porto Alegre no sábado e pode chuviscar no domingo.

Florianópolis e Curitiba devem ter muitas nuvens no domingo e pode garoar na capital paranaense.



Região Sudeste

A grande massa de ar seco que se intensifica sobre o Brasil no feriado de 7 de setembro vai atuar com força sobre a Região Sudeste. Isto vai deixar o ar bastante seco e a secura vai causar desconforto em muita gente. O nível de umidade do ar nas horas mais quentes do dia deve ficar entre 20% e 30% em grande parte do Sudeste. Quem tem problemas respiratórios crônicos não deve descuidar da inalação para manter as vias respiratórias superiores hidratadas e evitar inflamações.

O feriado prolongado de 7 de setembro será com muito sol na Região Sudeste. Não tem previsão de chuva para nenhum estado. No domingo, a nebulosidade aumenta no sul e leste de São Paulo, inclusive na Grande São Paulo, com a chegada de uma fraca frente fria. Por isso, a tarde do domingo terá uma queda de temperatura, mas não será uma tarde fria.

Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte passam todo o feriadão com temperatura alta.

 

 

previsao-sabado 8-9-18

Previsão para o Brasil para 8/9/18

 

 

Região Nordeste

O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste durante o feriado prolongado de 7 de setembro. Quase toda a Região fica com sol forte e sem condições para chuva. O calor à tarde se aproxima dos 40°C no interior dos estados, exceto em Alagoas e em Sergipe. Nas horas mais quentes, muitas áreas do interior do Nordeste vão registrar níveis de umidade no ar entre 10% e 20%.

Entre a sexta-feira, 7, e o domingo, 9 de setembro, pode chover rapidamente no litoral, na Zona da Mata e no Agreste entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. O oeste e o litoral do Maranhão podem ter chuva passageira na sexta-feira.

A única região que poderá ter problemas com chuva no feriadão é o litoral da Bahia. Áreas de instabilidade vão atuar de forma persistente na região durante todo o fim de semana prolongado, o que vai deixar o litoral baiano com muita nebulosidade e chuva frequente. A chuva pode ser moderada em várias horas, mas a chance de raios é baixa. Em Salvador, os períodos com sol serão pequenos.

 

Região Norte

O feriado prolongado de 7 de setembro terá pancadas de chuva em quase toda a Região Norte. Mas na maioria das áreas onde pode chover, as pancadas de chuva vão ocorrer entre períodos com sol. Durante todo o feriadão, a chance de chuva é baixa no Tocantins e no Acre. Os demais estados terão várias pancadas de chuva com raios e pode chover com moderada a forte intensidade.

A chuva vai ajudar a diminuir o fogo da grande quantidade de focos de fogo que espalham pelo sul do Pará, sul do Amazonas e sobre Rondônia. Porto Velho é o município brasileiro com maior número de focos de fogo desde o início do ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas espaciais. Mas o calor será intenso e chega perto dos 40°C no Tocantins. O ar também fica muito seco neste estado com níveis de umidade no ar entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia.

 

 

Previsão para o Brasil para 9/9/18

 

 

Região Centro-Oeste

O ar seco predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil durante o fim de semana prolongado de 7 de setembro. Assim, a maioria das áreas da Região não terá condições para chuva no feriado e ficam muito quentes, com ar bastante seco e sol forte o dia todo. As capitais Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) podem bater o recorde de calor para este ano durante o feriadão. O recorde atual para Cuiabá é de 39,3°C e para Campo Grande é de 34,5°C.

A circulação de ventos sobre o Brasil vai levar ar úmido da Região Norte para parte de Mato Grosso e algumas pancadas de chuva poderão ocorrer durante o fim de semana prolongado no norte e no oeste do estado, regiões próximas do Pará e de Rondônia. Mas o calorão continua.

A secura do ar pode incomodar bastante no Centro-Oeste. Níveis de umidade entre 10% e 20% poderão ocorrer especialmente sobre o Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%