São Paulo volta a ter pancadas de chuva nesta quinta-feira

13/09/2018 às 05:11
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Previsão indica aumento das áreas de instabilidade por todo o estado nos próximos dias

Uma mudança na direção dos ventos vai ajudar as temperaturas subirem por todo o leste do estado de São Paulo nesta quinta-feira (13). O retorno das pancadas de chuva também ocorre a partir de hoje sobre a Grande São Paulo, o litoral, localidades do sul e leste paulista e na divisa com o sul de Minas Gerais. 

 

Pancadas de chuva à tarde 

O predomínio é de sol em todo o estado de São Paulo e o calor continua intenso pelo interior, especialmente no norte e noroeste paulista, com as temperaturas máximas beirando os 36°C. Ainda no centro-oeste e noroeste do estado não deve chover. 

 

A Grande São Paulo e o litoral, que tiveram temperaturas mais amenas nos últimos dias, voltam a sentir calor na tarde desta quinta, com a entrada do vento quente vindo do interior do país. 

 

O tempo abafado vai ajudar a formar nuvens carregadas e há possibilidade do retorno das pancadas de chuva com raios a partir do meio da tarde. A chuva ainda será pontual na região metropolitana, mas vem em forma de pancadas e com trovoadas. 

 

Foto: Paula Soares. São Paulo/SP.

 

Chuva aumenta a partir de sexta-feira  

A previsão é de pancadas de chuva frequentes entre a sexta-feira (14) e a segunda-feira (17) para o estado de São Paulo. "A intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica e e entrada de mais umidade sobre o estado juntamente com o aquecimento, vai aumentar as condições de chuva", explica o meteorologista Marcelo Pinheiro. A população deve se preparar para momentos de chuva forte nos próximos dias. 

 

Na Grande São Paulo, a chuva mais intensa deve ocorrer entre o fim da tarde de sexta e a madrugada do sábado (15), mas o tempo vai seguir instável com várias pancadas de chuva ao longo do fim de semana. 

 

A boa notícia é que os modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva entre 40 a 50 mm para o leste de São Paulo, incluindo a região dos reservatórios do Sistema Cantareira. Mesmo áreas que estão muito secas e quentes, como noroeste e norte de São Paulo, deverão ter chuva.  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%