Florianópolis supera a média de chuva de setembro

15/09/2018 às 12:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul do Brasil tem mais chuva nos próximos dias, com previsão de nova frente fria

Áreas de instabilidade provocam chuva nos três estados da Região Sul no fim de semana e na segunda-feira, 17 de setembro. A chuva dá uma trégua na terça, 18, mas retorna para a todo o Sul do Brasil na próxima quarta-feira, com chegada de uma frente fria, podendo cair forte em alguns locais.



Para este domingo, a previsão é de muita nebulosidade por todo o Sul do Brasil, mas a maioria as áreas da Região terão alguns períodos com a presença do sol durante o dia. Porém, ainda há condições para chuva nos três estados. O norte e o noroeste do Paraná terão a chuva mais frequente e a situação é de alerta para temporais. Há previsão de chuva também para o centro-sul e oeste paranaense, oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas que deve ocorrer especialmente na tarde ou noite do domingo.

O domingo será com muitas nuvens em Porto Alegre e em Curitiba, mas o sol deve aparecer um pouco e a chance de chuva é baixa.

 

Em Florianópolis, em todo o litoral de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul também chove neste domingo, mas não tem previsão de chuva forte.  A temperatura fica amena, mas não expectativa de frio intenso persistente.

 

Mais chuva na segunda-feira

Para a segunda-feira, 17 de setembro, a previsão é de que novas áreas de instabilidade se espalhem sobre o Sul do Brasil. Toda a Região terá um dia com muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer várias vezes, a qualquer hora. Pode chover com moderada intensidade em alguns locais.

 

Nova frente fria

O sol retorna ao Sul do Brasil durante a terça-feira, 18, e o tempo seco deve predominar. Porém, outra frente fria chega ao Sul do Brasil na quarta-feira, 19, trazendo nuvens carregadas e chuva forte para todos os estados. Veja como fica a previsão no Sul do Brasil.

 

 

Foto: Ricardo Laurindo de Abreu. Florianópolis/SC.

 

Chuva de setembro supera a média em Florianópolis

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32,8 mm de chuva sobre Florianópolis entre 9 horas do dia 14 e 9 horas de 15 de setembro. Foi o maior volume de chuva neste período entre as capitais.

O total de chuva acumulado em 15 dias de setembro foi de 151,1 mm, quantidade que é 7% acima da média histórica (1981-2010) para setembro, que é de 141,0 mm.

Setembro já é o segundo mês mais chuvoso de 2018 perdendo apenas para janeiro, quando a capital de Santa Catarina recebeu 315,2 mm de  chuva, segundo o INMET. Setembro de 2018 está sendo o setembro mais chuvoso desde 2015 quando choveu 261,3 mm.

 

Muita chuva no Rio Grande do Sul

Grandes volumes de chuva foram acumulados entre os dias 14 e 15 de setembro, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, com a presença das áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Os dados abaixo são do período entre 9 horas do dia 14 e 9 horas do si 15 de setembro, de acordo com o INMET.

 

Quaraí (RS): 83,8 mm

Caçapava do Sul (RS): 59,0 mm

Tupaciretã (RS): 47,0 mm

Teutônia (RS): 31,4 mm

Lagoa Vermelha (RS): 30,6 mm

Soledade (RS): 30,6 mm

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%