Oferecido por
Áreas de instabilidade provocam chuva nos três estados da Região Sul no fim de semana e na segunda-feira, 17 de setembro. A chuva dá uma trégua na terça, 18, mas retorna para a todo o Sul do Brasil na próxima quarta-feira, com chegada de uma frente fria, podendo cair forte em alguns locais.
Para este domingo, a previsão é de muita nebulosidade por todo o Sul do Brasil, mas a maioria as áreas da Região terão alguns períodos com a presença do sol durante o dia. Porém, ainda há condições para chuva nos três estados. O norte e o noroeste do Paraná terão a chuva mais frequente e a situação é de alerta para temporais. Há previsão de chuva também para o centro-sul e oeste paranaense, oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas que deve ocorrer especialmente na tarde ou noite do domingo.
O domingo será com muitas nuvens em Porto Alegre e em Curitiba, mas o sol deve aparecer um pouco e a chance de chuva é baixa.
Em Florianópolis, em todo o litoral de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul também chove neste domingo, mas não tem previsão de chuva forte. A temperatura fica amena, mas não expectativa de frio intenso persistente.
Mais chuva na segunda-feira
Para a segunda-feira, 17 de setembro, a previsão é de que novas áreas de instabilidade se espalhem sobre o Sul do Brasil. Toda a Região terá um dia com muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer várias vezes, a qualquer hora. Pode chover com moderada intensidade em alguns locais.
Nova frente fria
O sol retorna ao Sul do Brasil durante a terça-feira, 18, e o tempo seco deve predominar. Porém, outra frente fria chega ao Sul do Brasil na quarta-feira, 19, trazendo nuvens carregadas e chuva forte para todos os estados. Veja como fica a previsão no Sul do Brasil.
Foto: Ricardo Laurindo de Abreu. Florianópolis/SC.
Chuva de setembro supera a média em Florianópolis
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32,8 mm de chuva sobre Florianópolis entre 9 horas do dia 14 e 9 horas de 15 de setembro. Foi o maior volume de chuva neste período entre as capitais.
O total de chuva acumulado em 15 dias de setembro foi de 151,1 mm, quantidade que é 7% acima da média histórica (1981-2010) para setembro, que é de 141,0 mm.
Setembro já é o segundo mês mais chuvoso de 2018 perdendo apenas para janeiro, quando a capital de Santa Catarina recebeu 315,2 mm de chuva, segundo o INMET. Setembro de 2018 está sendo o setembro mais chuvoso desde 2015 quando choveu 261,3 mm.
Muita chuva no Rio Grande do Sul
Grandes volumes de chuva foram acumulados entre os dias 14 e 15 de setembro, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, com a presença das áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Os dados abaixo são do período entre 9 horas do dia 14 e 9 horas do si 15 de setembro, de acordo com o INMET.
Quaraí (RS): 83,8 mm
Caçapava do Sul (RS): 59,0 mm
Tupaciretã (RS): 47,0 mm
Teutônia (RS): 31,4 mm
Lagoa Vermelha (RS): 30,6 mm
Soledade (RS): 30,6 mm