Oferecido por
A passagem de uma frente fria do litoral de São Paulo para o Rio De Janeiro intensificou o vento marítimo e a concentração de umidade aumentou. Nuvens densas se formaram e provocaram chuva forte e volumosa em muitas áreas desde o litoral sul de São Paulo até a região de Angra dos Reis, no sul do Rio de Janeiro.
A Baixada Santista está chuvosa desde ontem e a chuva caía moderada e persistente na manhã de hoje. No Guarujá, a temperatura no fim da manhã não passava de 21°C e a chuva não dava sinais de trégua.
No período de aproximadamente 24 horas, entre 11 horas de ontem e 11 horas desta quinta-feira, 11 de outubro, choveu mais de 60 mm em vários locais. Em Iguape, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 61,8 mm em Iguape. Confira outros volumes registrados pelo Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Cubatão/Cota 200 (SP): 54,8 mm
São Vicente (SP): 47,5 mm
Peruíbe/Jardim Veneza (SP): 79,2 mm
Caraguatatuba/Rio do Ouro (SP): 50,1 mm
Angra dos Reis/Areal (RJ): 66,1 mm
Praia Grande/Cidade da Criança (SP): 89,6 mm
São Sebastião/Juquehy (SP): 55,7 mm
Mongaguá/Centro: 73,3 mm
São Sebastião/Camburi (SP): 48,0 mm
Foto de Clara Machado, Ubatuba (SP)
Quinta-feira chuvosa
A chuva persiste nesta quinta-feira e não há expectativa de melhora do tempo. O vento marítimo sopra moderado e persistente no litoral de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro e mantém as áreas de instabilidade. A chuva cai de forma generalizada nestas áreas e há risco ainda de chuva moderada a forte em algumas horas. Podem ocorrer alagamentos. Apesar do tempo chuvoso, a chance de raios é baixa.O com a chuva e o céu nublado, a temperatura fica amena.
O ar está extremamente úmido nos trechos de serra das rodovias que vão para o litoral de São Paulo e também que levam a região de Paraty e de Angra dos Reis. Por isso, a neblina pode ser forte e a visibilidade fica prejudicada exigindo mais atenção dos motoristas.
As pistas seguem molhadas durante a tarde e noite.
Previsão para o feriado prolongado
Para a sexta-feira,12 de outubro, a previsão é de que todo o litoral de São Paulo, a região de Paraty e de Angra dos Reis continuem com predomínio de céu nublado. A chuva enfraquece, mas ainda deve ser persistente na madrugada e manhã. Porém, a chance de sol é baixa.
O mar fica muito agitado, com ondas de 2,0 a 2,5 metros e há um risco de ressaca. A Marinha do Brasil já emitiu o alerta de ressaca valendo para sexta-feira, 12, até a manhã do sábado, 13 de outubro.
Fim de semana
No sábado, o tempo abre o sol aparece forte no litoral de São Paulo e também no litoral sul do Rio de Janeiro. O dia pode amanhecer com névoa, mas o sol vem ainda pela manhã. Com a volta do sol e do vento quente, a temperatura vai subir rapidamente. A expectativa é de um sábado com calor. Será o dia com mais sol e calor de todo o feriado prolongado nestas áreas. Mas tem previsão de pancadas de chuva com raios no fim da tarde e à noite por causa do aumento da temperatura e da chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo.
No domingo, esta nova frente fria avança até o litoral do Espírito Santo e vento marítimo ganha força de novo. Isto vai fazer com que as praias de São Paulo e também a região de Paraty e de Angra dos Reis voltam a ficar com tempo instável, com muita nebulosidade, mais chuva e temperatura em declínio.