Nasa fotografa iceberg retangular

24/10/2018 às 13:32
por Redação

Oferecimento
Agência espacial americana divulga imagem feita no mar de Weddell, na Antártida.

Agência espacial americana divulga imagem feita no mar de Weddell, na Antártida. Devido ao seu formato, aparentemente, iceberg se separou recentemente de um bloco de gelo maior

 

A Nasa divulgou a imagem de um iceberg retangular feita por um pesquisador da agência espacial no mar de Weddell, na Antártida. A fotografia foi tirada na semana passada de um avião que sobrevoava a região."Achei muito interessante. Tenho visto frequentemente icebergs com bordas relativamente retas, mas nunca vi um com dois cantos em ângulos tão retos como esse”, afirmou Jeremy Harbeck, o cientista que descobriu o bloco de gelo retangular.

 

A Nasa destacou que, devido aos seus ângulos agudos e superfície plana, aparentemente, o iceberg se separou recentemente de um bloco de gelo maior. Suas bordas pontiagudas ainda não foram desgastadas pelas ondas do mar. Ele seria originário da plataforma de gelo Larsen C.Os chamados icebergs tabulares não são raros. Eles se formam quando um pedaço de um bloco de gelo se parte. O que torna, porém, o iceberg fotografado incomum é seu formato quase perfeito de um retângulo.

 

Os pesquisadores que fotografaram o iceberg fazem parte de uma missão da Nasa que avalia, durante cinco semanas, as mudanças nas alturas dos gelos em diversos glaciares. O voo que localizou o bloco quadrado partiu de Punta Arenas, no Chile.

 

sss