Prévia da virada de ano no Brasil

25/12/2018 às 20:30
por Marcelo Pinheiro

Atualizado 26/12/2018 às 11:14

Oferecimento
Confira o que a previsão indica para a virada de ano em sua Região

O que esperar para esta virada de ano?


Durante os últimos dias, principalmente no feriadão do Natal, foram observados muitos eventos de chuva que chamaram a atenção da população e da mídia. Foram eventos meteorológicos que causaram bastantes estragos, com destaque para os alagamentos no litoral de São Paulo, no Rio, em Salvador, também em Fortaleza e até mesmo em Belo Horizonte, onde um homem foi arrastado para um córrego devido à chuva intensa.

Depois de tantos transtornos, como fica o tempo para o dia que antecede esta virada de ano?

 


Previsão para o Norte:

O tempo fica instável por toda Região Norte do país, exceto pelo estado de Roraima, onde o sol predomina e não chove. Isto não quer dizer que o sol não aparece nas demais áreas. Muito pelo contrário, ele brilha bastante e mantém as temperaturas elevadas. O calor e a umidade disponível elevam os índices de instabilidade e favorecem à formação de nuvens carregadas por todas as demais áreas da Região. Na maior parte das áreas, a chuva ocorre entre o período da tarde e da noite, típico para a estação do ano. No entanto, em Belém é onde o risco para temporais é maior. Nas outras capitais, ocorrem pancadas de chuva que não atuam de forma generalizada.

Previsão para o Nordeste:

O tempo fica firme e com bastante sol por quase todo o litoral leste e entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. Há previsão de chuva apenas entre o Maranhão, Piauí, oeste e sul da Bahia. As pancadas de chuva ocorrem preferencialmente entre a tarde e a noite, quando os ventos que carregam umidade do oceano para a Região e as temperaturas elevadas, causam aumento de nebulosidade e de precipitação que varia de fraca à moderada intensidade.


Previsão para o Sudeste:

No Sudeste do país, as instabilidades associadas ao calor e à umidade elevada causam pancadas de chuva por toda a Região. No norte do Espírito Santo, o risco para temporais é maior,  mas não se descartam possibilidades para descargas atmosféricas e chuva de intensidade moderada à forte entre Minas Gerais, São Paulo e o Rio De Janeiro ao final do dia, o que também inclui as três capitais. 


Previsão para o Sul:

O dia começa com bastante sol, mas o tempo fica instável pelo Sul do país. A aproximação de uma nova frente fria costeira e um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina ajudam a formar intensas instabilidades que provocam pancadas de chuva nas três capitais sulistas. Nas demais áreas dos três estados também volta a chover com intensidade que varia de moderada a forte intensidade e possibilidade para descargas atmosféricas. Por enquanto não há alertas a serem emitidos, mas não são descartados temporais intensos e pontuais, visto que são muito comuns nesta época do ano.

Previsão para o Centro-Oeste

As temperaturas elevadas e a umidade alta são sempre destaque no Centro-Oeste brasileiro nesta época do ano. Não é à toa que pelas capitais, a sensação de abafamento é muito recorrente. A combinação destas duas variáveis favorece a formação de nuvens carregadas que levam chuva de forma irregular nos três estados e também no Distrito Federal. Na capital brasileira, há chance para pancadas de chuva ao final do dia e não são descartadas descargas atmosféricas e estas condições são muito parecidas para as capitais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de Goiás.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

30mm / 90%

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%