Semana de muita chuva no Rio Grande do Sul

07/01/2019 às 11:11
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Segunda-feira já começou com temporais nas áreas de fronteira e o alerta é total para a ocorrência de chuva volumosa.

A segunda-feira (7) já começou debaixo de novos temporais nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. O tempo instável é observado desde ontem e alguns municípios tiveram acumulados bastante elevados nas últimas 24 horas. A situação é de alerta total para mais chuva ao longo da semana, principalmente sobre o centro-oeste e sul gaúcho.

 

Uruguaiana já registrou 88 mm de chuva em 24 horas, entre às 10 horas de domingo e às 10 horas desta segunda, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Quaraí acumulou 52,6 mm, Santana do Livramento 41,4 mm e Caçapava do Sul 35,6 mm, no mesmo período. 

 

Alerta para mais temporais 

Uma frente fria está no extremo sul gaúcho e associada a presença de um sistema de baixa pressão no Paraguai estimula a formação de nuvens bastante pesadas nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul. Vão ocorrer mais pancadas de chuva com raios, com alto risco de temporais na tarde e noite desta segunda-feira, sobre a região de Uruguaiana e outras localidades da fronteira com o Uruguai. 

 

A Grande Porto Alegre, o norte gaúcho e o estado de Santa Catarina, têm um dia muito quente, com aumento da nebulosidade e que também resulta em pancadas de chuva com raios a partir da tarde. O sol e o calor predominam no Paraná e as pancadas de chuva tendem a ser mais rápidas. 

 

Foto: Dolores Klassen. Colônia Nova/RS.
 

Tempo severo no RS 

O Rio Grande do Sul vai ficar em alerta com previsão de mais chuva forte e volumosa ao longo da semana. 

 

"Por causa da presença de uma forte massa seca e quente sobre o Sudeste, ocorre um bloqueio da instabilidade sobre o Sul e a maior parte da chuva fica concentrada sobre o Rio Grande do Sul. A chuva tende a ser mais frequente e forte sobre o estado gaúcho, enquanto os demais estados deverão ter pouca chuva", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

As pancadas de chuva serão frequentes no centro-oeste e sul gaúcho e muita chuva está sendo esperada, em especial para a região de Uruguaiana, o que poderá causar problemas como transbordamento de rios e inundações. 

 

Nesta terça-feira (8), além do Rio Grande do Sul, a chuva deve acontecer a qualquer hora também no oeste de Santa Catarina e do Paraná e com risco de temporais. Porém ao longo da semana, a maior quantidade de chuva e os volumes mais elevados serão observados sobre o estado gaúcho. 

 

Confira a estimativa de chuva para toda a Região Sul nos próximos dias: 

 

chuva_SUL_07.01

 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

18°
min

29°
max

0mm / 0%