Sul ainda tem chuva forte nesta 6ª feira

10/01/2019 às 17:39
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja como fica o tempo no fim de semana

A passagem de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão mantem as áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. 

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a chuva não será mais volumosa e intensa no Rio Grande do Sul, mas ainda há risco de chuva forte, nesta sexta-feira. Na região de Fronteira com o Uruguai o tempo severo com ventania e granizo dá uma trégua e a chuva diminui de intensidade. A temperatura fica amena. 

 

No norte gaúcho, na maior parte de Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece e faz bastante calor. O forte aquecimento e a umidade elevada estimulam a formação de nuvens carregadas que provocam temporais isolados. Em Florianópolis, a cobertura de nuvens é maior podendo ocorrer alguns breves períodos de sol com chuva a qualquer hora do dia que em alguns momentos, pode ser forte.   

 

Acumulado de chuva nas últimas 48 horas

 

As áreas de instabilidade que começaram a provocar chuva no Rio Grande do Sul nos últimos dois dias provocaram temporais e ventania em várias áreas do sul gaúcho e região de fronteira. Em algumas cidades o acumulado de chuva superou a média de precipitação esperada para todo o mês. 

 

No sul do Rio Grande do Sul, a média histórica de chuva em Janeiro, em geral, fica entre 125 mm a 175mm, segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. Ainda de acordo com o órgão, no período de 15h do dia 08/01 (terça) até 15h do dia 10/01(quinta), foram registrados excepcionalmente 281 milímetros de chuva em Uruguaiana, 279 milímetros em Alegrete, 227 em Bagé, 211 em Dom Pedrito e 199 mm em São Vicente do Sul. No mesmo período, a cidade de Santiago acumulou 191 milímetros de chuva e Quaraí 139 milímetros. 

 

Fim de semana

 

No sábado, o sol aparece já pela manhã no Paraná, oeste e interior de Santa Catarina, norte, oeste e interior do Rio Grande do Sul. Nestas áreas, a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva com até moderada intensidade e raios. Nas demais áreas gaúchas e no leste catarinense, o tempo fica instável com muita nebulosidade intercalando período de sol e chuva a qualquer hora.

 

No domingo, o sol aparece em todos os estados da Região. No sul do Rio Grande do Sul, já podem ocorrer pancadas de chuva moderadas com raios pela manhã. Nas demais áreas da Região, as pancadas isoladas de chuva com raios acontecem a partir da tarde e a noite.

 

Foto: Lionel Wirth - Caxias do Sul - RS

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%