Chuva finalmente dá uma trégua ao centro-sul do RS

19/01/2019 às 09:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar frio de origem polar passa sobre o RS. PR e SC ainda terão chuva frequente no fim de semana.

No começo da noite da sexta-feira, 18 de janeiro, a chuva caía fraca em Uruguaiana e a sensação térmica era de apenas 16°C por causa do vento moderado e frio que soprava por lá. A fronteira com o Uruguai estava nublada, mas já sem as nuvens pesadas que despejaram muita chuva na madrugada e pela manhã.

 

A temperatura amena, em torno dos 17°C, e a diminuição da chuva eram sinais da mudança no tempo com a entrada de ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul. Isto vai fazer com que o centro-sul e o oeste gaúcho passem alguns dias com predomínio de sol e livres de temporais.

 

Sul do RS acumula mais de 400 mm em janeiro de 2019

 

Chuva começa a parar

Para este sábado, 19 de janeiro, ainda tem previsão de céu nublado e chuva, e que pode ser moderada a forte, no litoral do Rio Grande do Sul e na Grande Porto Alegre. Outras áreas no leste e no norte o estado vão ter um dia nublado com diminuição da chuva no decorrer da tarde.

O centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul tem muitas nuvens e períodos com sol, mas não deve chover.

 

Domingo úmido em Porto Alegre

As condições para chuva diminuem ainda mais no Rio Grande do Sul no domingo. O sol predomina no centro-sul e oeste do estado. A Grande Porto Alegre e o leste do estado continuam com muitas nuvens e pode chuviscar. Pode chover na serra gaúcha.

 

Na segunda e terça-feira, o sol aparece forte no Rio Grande do Sul e o calor volta. Mas só tem previsão de chuva para áreas no norte e leste do estado.

 

Retorno da chuva

A trégua da chuvarada será curta. Na quarta-feira, 23 de janeiro, novas áreas de instabilidade se espalham sobre o Rio Grande do Sul e a chuva volta frequente.



Santa Catarina e Paraná

Choveu muito também em Santa Catarina e no Paraná nos últimos dias. Neste fim de semana, os dois estados continuam com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes que podem ser fortes. Pode chover forte também na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba.

Os dois estados voltam a ter maiores períodos com sol e mais calor na segunda e na terça-feira, 22 de janeiro, mas com pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.

 

 

Foto de Eduardo Adamovicz, Ivoti (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%