Muita chuva no litoral de Pernambuco e de Alagoas

28/01/2019 às 16:21
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ventos marítimos se intensificaram e semana promete mais pancadas de chuva nas áreas litorâneas do Nordeste

Ventos marítimos se intensificaram sobre a costa leste do Nordeste e a chuva veio com força no litoral de Pernambuco e de Alagoas nas últimas 24 horas. Toda faixa litorânea e áreas do interior do Nordeste terão mais pancadas de chuva ao longo da semana. 

 

Recife e Maceió com chuva volumosa

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 88,8 mm em Paulista, 73,2 mm no Recife e 66,3 mm em Olinda até às 15h30 desta segunda-feira (28). Em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, choveu 59,3 mm no mesmo período. 

 

O volume de chuva foi ainda mais elevado em Alagoas. Em Maceió, foram três estações que registraram acumulados acima de 100 mm. O maior ocorreu na estação Cambona/Maceió, chegando a 132,8 mm de chuva. Em Feliz Deserto, choveu 95,2 mm e em Maragogi 80,2 mm, também até a tarde desta segunda. 

 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado chegou a 43,8 mm em Maceió e a 52,6 mm em São Luís do Quitunde entre às 9 horas de domingo (27) e às 9 horas desta segunda-feira. 

 

Foto: Henrique Chen. Recife/PE

 

Capitais podem ter chuva forte 

As pancadas de chuva vão continuar nesta terça-feira (29). O sol vai aparecer e predominar e a partir da tarde a chuva pode vir com raios e até com forte intensidade. Novamente há risco de chuva moderada a forte nas capitais Recife (PE) e Maceió (AL), assim como em Salvador (BA), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). 

 

Na costa norte do Nordeste, os ventos que sopram do oceano associados à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também ajudam nas pancadas de chuva frequentes entre o litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Mesmo no interior dos estados, inclusive em Teresina (PI), há risco de chuva forte

 

A semana promete mais instabilidade e tanto a costa leste, quanto a costa norte, vão seguir com condições de chuva e volumes pelo menos moderados. O interior da Bahia, de Pernambuco e o sul do Piauí, enfrentam tempo seco, sol forte e muito calor.  

  

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%