Grande Recife continua com risco de chuva forte nesta terça

05/02/2019 às 11:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Intensificação dos ventos marítimos mantém umidade alta e o tempo instável no leste de Pernambuco.

A Grande Recife e a zona da mata de Pernambuco continuam em atenção para mais chuva nesta terça-feira (5), depois do grande volume observado no início da semana, que provocou alagamentos e outros transtornos à região. 

 

Previsão de mais chuva 

A intensificação dos ventos marítimos aumentou muito a umidade sobre o leste de Pernambuco entre domingo (3) e a segunda-feira (4), e contribuiu para a formação das nuvens de chuva. Em Amaraji, na zona da mata, a situação é caótica. A força da água invadiu casas, provocou destruição em estradas, queda de barreira e dezenas de famílias ficaram desalojadas. 

 

A terça-feira continua com o tempo instável e há previsão de chuva a qualquer hora no Grande Recife, assim como no litoral e na zona da mata de Pernambuco. A chuva ainda pode acontecer com moderada à forte intensidade, afirmam os meteorologistas. Até no interior de Pernambuco há condições para novas pancadas de chuva de forte intensidade.

 

Além do leste de Pernambuco, também há condições para chuva ao longo do dia e alguns períodos de sol, no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nesta terça, o tempo fica mais aberto nas áreas litorâneas entre Alagoas, Sergipe e a Bahia, e entre o Ceará, o Piauí e o Maranhão. O litoral norte em especial, pode ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 

Pelo interior do Nordeste, a umidade também está mais elevada e ocorrem pancadas de chuva intercaladas por períodos de sol, com chance de chuva moderada à forte.  

 

Volume de chuva em 24h

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), mostram 65 mm de chuva na estação da APAC em Rio Formoso, litoral de Pernambuco, nas últimas 24 horas (até às 11 horas desta terça-feira). Foram acumulados 54,1 mm de chuva em Itaquitinga e 43,2 mm em Itambé, ambos no leste do estado de Pernambuco. 

 

Foto: Ewerton Diego. Camaragibe/PE.

 

Semana instável no litoral do Nordeste 

Os ventos que vêm do oceano vão soprar constantes esta semana espalhando umidade e favorecendo a formação de mais nuvens. A chuva vai continuar por quase todo o litoral entre esta quarta e quinta, inclusive no litoral de Pernambuco.

 

Também será uma semana com maiores condições de chuva pelo interior do Nordeste. O centro-oeste da Bahia deve ter pancadas de chuva frequentes e há expectativa de chuva forte. 

 

Confira os acumulados de chuva estimados para toda a Região Nordeste esta semana: 

 

chuva_NE_06.02

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

25°
min

31°
max

10mm / 90%