Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Litoral de SP tem chuva volumosa nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Augusto Pegorim, Caraguatatuba (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

A chuva voltou a cair muito forte na região de Cubatão e da Baixada Santista no começo da noite desta terça-feira, 13 de fevereiro acumulando grandes volumes em pouco tempo. Medições do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - indicaram cerca de 100 mm acumulados em 3 horas na região de Cubatão. Alagamentos já eram observadas na região de São Vicente.



A tabela mostra o volume de chuva acumulado em 3 horas, entre aproximadamente 16h30 e 19h30, segundo o CEMADEN



Município

Local

Chuva em 3h (mm)

Cubatão

Vila Esperança

102.5

São Vicente

Rodovia Padre Manoel

97.1

Cubatão

Cota-200

87.9

Cubatão

Fabril

77.5

Cubatão

Vila Parise

57.8

Cubatão

Jardim Casqueiro

55.1

Santos

Sítio das Neves

46.5

 

Atenção para deslizamentos de terra

A situação meteorológica preocupa bastante no litoral de São Paulo. Entre 20 horas e 21 horas desta terça-feira, 12, eram observadas taxas de chuva elevadas, de 25 mm/h a 32 mm/h entre Bertioga e São Sebastião. A previsão é de que a chuva diminua e fique fraca só durante a tarde. Deve chover fraco também durante a noite desta quarta-feira.

 

O risco de alagamentos e deslizamentos de terra é alto porque o solo já está encharcado devido à chuva muito volumosa da semana passada. A chuva vai persistir por várias horas nesta quarta-feira, 13, e os acumulados de água vão aumentar sobre os córregos e encostas.

 

Semana termina muito instável

O aumento da chuva que começou nesta terça-feira, 12, foi por causa de uma frente fria que chegou ao litoral de São Paulo. Tecnicamente a frente fria vai para o Rio De Janeiro e Espírito Santo nesta quarta-feira, 13, mas o vento marítimo persistente e moderado mantém a umidade elevada para a continuidade das nuvens de chuva.

Mas há outra preocupação para o fim de semana. A formação de uma grande área de baixa pressão atmosférica e uma mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai gerar fortes áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo.

A previsão é de que a chuva volte a aumentar na sexta-feira, 15 de fevereiro, e fique persistente por quase todo o sábado, 16. Há risco de chuva forte e volumosa.

O risco de deslizamento de terra e de queda de barreira é elevado pelo menos até o domingo, 17 de fevereiro

 

Temperatura amena

Por causa do predomínio de céu nublado, chuva e vento frio, a temperatura fica amena nos próximos dias. Apenas a sexta-feira poderá ser um pouco abafada.

 

 

Foto de Augusto Pegorim, Caraguatatuba (SP): alagamento do dia 6/2/19

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias