Em pré-frontal, fornalha aumenta no RJ nesta segunda-feira

25/02/2019 às 02:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Passagem de frente fria deixa o tempo instável no decorrer da semana e há risco de temporais no estado.

O estado do Rio De Janeiro foi uma das regiões mais quentes do país no fim de semana. Na cidade do Rio, o aeroporto Campo dos Afonsos registrou 41°C na tarde de ontem e do sábado. Niterói e Silva Jardim registraram 39,9°C neste domingo, 24, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura no país.  Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura chegou aos 38,3°C.

 

Mais calor

Uma frente fria avança no mar e hoje chega ao litoral do Rio de Janeiro. O vento quente vindo dos trópicos predomina sobre o estado do Rio de Janeiro. O vento quente e o sol forte por várias horas fazem o calor aumentar. A temperatura pode chegar aos 40°C em alguns locais do litoral, no Grande Rio e no Norte/Noroeste Fluminense.  

 

Na cidade do Rio,  não se pode descartar a chance de bater o recorde do calor do ano. A maior temperatura registrada este ano pelo INMET foi de 41,3° C em 3 de janeiro. O dígito de 40°C foi atingido 4 vezes em janeiro.

 

Pancadas de chuva

O sol fica forte nesta segunda-feira, 25, em todo o estado do Rio de Janeiro. Mas com o calor intenso e a chegada da frente fria pelo litoral, nuvens carregadas crescem e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte no Grande Rio e em várias áreas do estado do Rio de Janeiro.

 

Semana instável

A passagem desta frente fria  deixa uma área de baixa pressão atmosférica no mar, próxima ao litoral fluminense, que vai ajudar a formar nuvens carregadas no estado durante toda a semana. Por isso, as pancadas de chuva serão frequentes até o fim da semana.

É uma semana instável, com risco de temporais.

 

 

Foto: Joziel da Silva. Barra Mansa/RJ.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

36°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/11
  • Crescente
    22/11
  • Cheia
    31/10
  • Minguante
    08/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12