Chuva aumenta em Belo Horizonte

28/02/2019 às 12:47
por Angela Ruiz

Atualizado 28/02/2019 às 15:05

Oferecimento
Fevereiro termina com chuva acima da média na capital mineira

Fevereiro está terminando com chuva acima da média em Belo Horizonte. Ao longo do mês, foram registrados volumes de chuva durante 13 dias não consecutivos. As maiores quantidade de chuva ocorreram:

 

14/02  - 44,9  milímetros

18/02 - 39,4 milímetros.

07/02 - 32,4 milímetros

17/02 - 27,1 milímetros

Também choveu em outros dias do mês, com registros abaixo de 16 milímetros. Os dados são do Inmet -Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Ainda de acordo com o órgão, do dia 01/02 até 9h do dia 27/02, o acumulado de chuva já registrava  223 milímetros, o que representa 23% de chuva acima do normal esperado para o mês que é de 181,4 milímetros.     

 

As áreas de instabilidade ganhara força sobre o centro-sul de Minas Gerais e avançaram para a capital mineira. O aumento da chuva nesta sexta-feira primeiro dia do mês de março está associado a um sistema de baixa pressão que reforça as instabilidades que já estava, sobre a região.

 

O tempo permanece muito instável na Grande Belo Horizonte desde cedo. A chuva será forte, persistente e volumosa. O risco de temporal é alto.

 

A situação é de alerta total para o risco de transbordamento de córregos e deslizamento de morros na Grande Belo Horizonte. A terra está encharcada, por conta da grande quantidade de chuva que já caiu em fevereiro.

 

Foto: Flavio - Belo Horizonte - MG

 

Fim de semana

 

A chuva começa a diminuir ainda no fim de semana. Neste próximo sábado de Carnaval, ainda há risco para chuvas fortes e volumosas em toda a Grande Belo Horizonte. Mas, é no domingo, que as áreas de instabilidade começam a diminuir e já ocorrem mais períodos de sol. Porém, ainda há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia com raios que podem ser fortes em alguns momentos. 

 

Na segunda e na terça-feira, o sol aparece forte e faz calor. As pancadas  de chuva isoladas estão previstas à partir da tarde por causa do forte aquecimento e podem vir acompanhadas de raios. 

 

Chuva preocupa no Carnaval 2019 na Região Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

30°
max

0mm / 0%