ZCIT provoca mais chuva na costa norte do Nordeste

08/03/2019 às 17:01
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva ainda será frequente com alerta para temporais no fim de semana

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa próxima à costa norte do Nordeste, ajudando na formação das nuvens de chuva durante este fim de semana, o penúltimo antes do início oficial do outono. 

 

Risco de temporais

O tempo vai seguir instável, com o céu cheio de nuvens e condições para mais chuva a qualquer hora do dia, em especial entre o norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Em alguns momentos essa chuva pode vir forte em forma de temporais, inclusive nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). 

 

As pancadas de chuva também serão mais frequentes entre o litoral de Pernambuco e do Rio Grande do Norte em especial ao longo do sábado (9). Já pode chover um pouco pela manhã no Recife (PE), em João Pessoa (PB) e em Natal (RN), e as pancadas retornam à tarde e a noite. Já no domingo, as pancadas de chuva tendem a ocorrer a partir da tarde. 

 

Foto: Ozeas Neves Teresina/PI. 

 

Algumas pancadas de chuva

Os ventos que sopram do oceano pela costa norte conseguem transportam um pouco de umidade para o interior nordestino, que juntamente com o calor, acaba formando algumas nuvens de chuva. O interior do Nordeste poderá contar com algumas pancadas de chuva neste fim de semana. Os temporais serão isolados e não atingem todos os estados.

 

A chance de chuva é pequena no norte da Bahia, no interior de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe neste sábado (9). O tempo continua seco principalmente entre Sergipe e Alagoas durante o domingo (10).  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

23°
min

32°
max

15mm / 90%

Teresina - PI

24°
min

32°
max

12mm / 90%