Córregos transbordam com temporal na zona norte de São Paulo

12/03/2019 às 18:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/03/2019 às 23:23

Oferecimento
Confira os volumes de chuva da terça-feira, 11 de março

Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre a Grande São Paulo na tarde desta terça-feira, 12 de março, e fortes pancadas de chuva caíram em vários bairros da capital paulista e sobre alguns municípios da Grande São Paulo

 

Desta vez, a chuva mais intensa ocorreu sobre a zona norte da cidade de São Paulo causando a rápida elevação de córregos e rios. Segundo o monitoramento do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo -, o córrego Paciência transbordou na altura do número 532 da avenida Edu Chaves, pouco antes das 18 horas. Também na zona norte, o córrego Mandaqui extravasou na na altura da avenida Caetano Àlvares com a rua Zilda.

Em Guarulhos também choveu forte e o nível do rio Tietê voltou a subir para o nível de emergência na região do Jardim Guaracy.

O Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo também subiu para a cota de emergência.

 

Previsão para noite de terça-feira

A noite de terça-feira segue com risco de pancadas de chuva pelo menos até às 21 horas, mas a chuva não ocorre de forma generalizada, apenas em alguns bairros, mas pode chover forte. A partir das 21 horas, o risco de chuva tende a diminuir cada vez mais

 

As áreas de chuva não devem ser espalhar por toda a Grande São Paulo e nem devem ser fortes e se prolongar por muitas horas, como ocorreu de domingo para a segunda-feira.

Infelizmente pode chover forte nas cidades do Grande ABCD que ficaram completamente alagadas pelo temporal do domingo.



Alagamentos

Por volta das 18h30 horas, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - registrava 4 pontos de alagamento, sendo 3 intransitáveis. Toda a zona norte, a região do centro e a zona oeste estavam em atenção para alagamento. Às 23 horas eram 10 pontos, mas nenhum estava mais ativo.

 

 

Volumes de chuva

A chuva mais intensa na cidade de São Paulo ocorreu entre 17 horas e 18 horas. Neste período, o CGE registrou 28,0 mm no Tremembé e 20,0 mm na Freguesia do Ó. Já no Mirante de Santana, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 18,8 mm neste período.

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP


min

14°
max

0mm / 0%