Litoral de SP tem mais chuva nos próximos dias e mar agitado

17/03/2019 às 00:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Trecho de serra da rodovia dos Tamoios voltou a ficar interditado com novas quedas de barreiras por causa da chuva muito forte da noite do sábado, 16.

Voltou a chover de forma generalizada no Litoral Norte de São Paulo e na Baixada Santista a partir do fim da tarde do sábado, 16 de março, e com muita força a partir das 19 horas em áreas do Litoral Norte .Várias áreas de Caraguatatuba voltaram a ficar alagadas. Em alguns locais choveu choveu cerca de 130 mm em apenas 4 horas, pela medição do Cemaden.



A intensificação do vento marítimo no litoral de São Paulo ativou novamente as áreas de instabilidade e as nuvens de chuva se espalharam sobre o litoral norte de São Paulo, sobre a Baixada Santista e chegaram até o sul da cidade de São Paulo e do Grande ABCD.

As condições para chuva permanecem muito elevadas sobre todo o estado de São Paulo menos até a próxima quarta-feira e pode chover forte inclusive na Grande Paulo.

 

Chuva forte no litoral de SP

 

 

Previsão para o domingo no litoral

A previsão é de que o tempo fique instável no litoral de São Paulo neste domingo e há condições para chuva a qualquer hora. A chuva tende a enfraquecer, mas ainda pode cair moderada em algumas horas durante o domingo. O sol deve aparecer, mas entre muitas nuvens

 

Grande SP

Na Grande São Paulo, muitas áreas ficam com predomínio de céu nublado pela manhã deste domingo, 17 de março, podendo até chuviscar especialmente na região do Grande ABCD, Embu-Guaçu, Juquitiba, Embu da Artes e até os bairros mais ao sul da capital. As demais áreas da capital e da Grande São Paulo têm períodos com sol e muita nebulosidade até o fim da manhã.

Há previsão de mais pancadas de chuva e risco de raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 

Interior

Apesar da nebulosidade pela manhã, não há expectativa de chuva. O ar fica abafado no interior e o sol aparece. As nuvens voltam a ficar carregadas com o calor e há previsão de mais pancadas de chuva com raios à tarde e à noite e pode chover com moderada a forte intensidade.






Queda de barreiras

Por volta das 21 horas do sábado, 16 de março, pelas redes sociais, a concessionária que administra a rodovia dos Tamoios informou que o trecho de serra voltou a ficar fechado por causa do elevado risco de queda de barreiras. Pouco antes das 22 horas houve efetivamente o desmoronamento na serra. Até às 23 horas, a informação da concessionária era de que a interdição na serra da Tamoios não prazo para liberação.

 

A situação é preocupante no litoral de São Paulo porque tem previsão de mais chuva para os próximos dias que pode ser moderada a forte em várias horas. Mesmo que não chova muito forte, novas quedas de barreiras podem ocorrer em vários trechos da serra do Mar ao longo do litoral de São Paulo por que o solo já está completamente saturado de água, depois da chuva muito volumosa de janeiro, de fevereiro e da primeira quinzena de março.

 

Volumes de chuva

No período de 6 horas, entre 17 horas e 23 horas, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura da capital paulista registrou 65,8 mm em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, 40,8 mm no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, 31,4 mm na Capela do Socorro também na zona sul da cidade de São Paulo. Estes foram os volumes mais elevados,

 

Pelo litoral, os volumes de chuva foram muito altos em pouco tempo especialmente na região de Caraguatatuba. Os valores abaixo foram medidos pelo Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

 

Volume de chuva acumulado em 6 horas, entre 17h30 e 23h30 de 16/3/19

 

Caraguatatuba

Jaraguá: 143,3 mm

Rio do Ouro: 120,7 mm
Jd. Casa Branca: 94,7 mm

Indaiá: 68,0 mm

 

Ubatuba:

Maranduba: 72,1 mm

Lagoinha:53,0 mm

 

São Sebastião

Morro do Abrigo: 62,5 mm

Praia das Cigarras: 52,1 mm

 

Santos

Vila Matias: 29,3 mm

Sítio das Neves: 22,7 mm

 

Bertioga/Jd. Bela Vista: 41,9 mm

Ilhabela

Centro: 51,6 mm

Armação: 76,7 mm

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%