Instabilidade se intensifica no litoral do Nordeste

26/03/2019 às 15:31
por Angela Ruiz

Oferecimento
Na maioria das áreas da Região, o risco de temporal é alto

A proximidade de uma frente fria, a intensificação dos ventos, a atuação do vórtice ciclônico de alto níveis (VCAN) e a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical vão ajudar a intensificar as áreas de instabilidades no litoral do Nordeste nas próximas 48 horas.  

 

No decorrer desta quarta-feira, vamos observar uma extensa faixa de nebulosidade intercalando períodos de sol entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte. Nesta faixa litorânea, inclusive nas capitais, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju, chove a qualquer hora do dia.

 

Em São Luis (MA), que já recebeu nos últimos dias um volume expressivo de chuva, tem previsão de mais pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas do Maranhão, da Bahia, no Piauí, Ceará, agreste e sertão o sol aparece e faz calor. O calor e a umidade alta vão favorecer as pancadas de chuva a partir da tarde e a noite. Na maioria das áreas do Nordeste, há potencial para temporais.

 

Foto: Ewerton Diego - Camaragibe - PE

 

Na sexta-feira, os grandes núcleos de nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva a qualquer hora e em alguns momentos de até forte intensidade em toda faixa litorânea do Nordeste.

Pelo interior do estados, o sol aparece mais forte, mas o aquecimento e a disponibilidade de umidade vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva isoladas com raios a partir da tarde e a noite.

  
Pelo menos até o sábado, as condições são para chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia intercalando períodos de sol e muita nebulosidade na faixa litorânea do Nordeste, comenta o meteorologista Daniel Orlandi.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

31°
max

20mm / 90%

Natal - RN

24°
min

29°
max

50mm / 90%