Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Muita chuva sobre Mato Grosso e Piauí

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Muita chuva sobre Mato Grosso e Piauí

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Diego Landim, São Braz do Piauí (PI)

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Mato Grosso e Piauí registraram fortes pancadas de chuva durante a quarta-feira, 3 de abril, que deixaram grandes acumulados. As capitais Cuiabá e Teresina também sofreram com a chuva volumosa. Em vários locais destes estados as pancadas de chuva despejaram mais de 30 mm em apenas 1 hora. Tecnicamente um acumulado de 20 mm em 1 hora já é considerado chuva forte.

     

    No Piauí, a chuva forte foi provocada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), além de muita umidade e calor disponíveis para a formação das nuvens carregadas. Pelo menos até o domingo, o Piauí e muitas outras áreas do Nordeste continuam tendo chuva frequente e que pode ser forte.

     

    Em Mato Grosso, a grande disponibilidade de ar úmido e quente também é foi responsável pelo desenvolvimento das áreas de instabilidade, mas a circulação de ventos sobre o Brasil ajudou a concentrar esta umidade, especialmente no norte do estado.

    O temporal que ocorreu sobre Cuiabá na manhã da quarta-feira, 3 de abril, veio de uma forte instabilidade que avançou do Paraguai e entrou em Mato Grosso.



     

    Foto de Diego Landim, São Braz do Piauí (PI)

     

     

    Confira alguns volumes de precipitação elevados registrados nos estados de Mato Grosso e do Piauí em 3/4/2019, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

     

    Mato Grosso

    Alta Floresta: 83,6 mm em 2 horas (48,8 m em 1 hora)

    Nova Canaã do Norte: 11,4 mm em 3 horas

    Cotriguaçu: 71,4 mm em 12 horas

    Cuiabá: 59,2 mm em 8 horas

    Guiratinga: 47,2 mm em 2 horas

    Gaúcha do Norte: 33,2 mm em 1 hora

     

    Piauí

    Teresina: 51 mm em 1 hora (entre 21h e 22h)

    Piripiri: 48,4 mm em 4 horas

    Brejinho: 43,2 mm em 1 hora

    Floriano: 36,4 mm em 1 hora

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias