Semana começa com sol e chuva em SP

14/04/2019 às 17:16
por Aline Tochio

Oferecimento
Ainda há risco de chuva moderada a forte em algumas áreas

O domingo (14) foi marcado por chuva na maior parte do estado de São Paulo devido à influência de um cavado meteorológico. Um cavado é uma área alongada no campo de ventos na média atmosfera que quase fecha um giro ciclônico (no sentido horário). Essa circulação de ventos favorece a formação de nuvens carregadas nas regiões que ficam a leste do eixo do cavado.

 

cavado

Campo de ventos na média atmosfera (nível de 500 hPa)

 

Conforme previsto pela Climatempo, voltou a chover forte neste domingo (14) em muitas áreas do interior paulista. De acordo com o Cemaden (Centro de Monitoramento Ambiental e Desastres Naturais), entre 16h de sábado (13) e 16h de domingo (14) a chuva acumulou 85 milímetros em Campinas, entre 80mm e 70mm em Ribeirão Preto, Rafard, Espírito Santo do Pinhal, Araraquara, Cachoeira Paulista e em Elias Fausto, e entre 60 e 70 mm em muitas outras cidades como Leme, Rio Claro, Morungaba, Araraquara, Araras e Águas de Lindoia. Também choveu no litoral, mas o acumulado não passou de 30 mm. Na capital, o acumulado nesse período ficou em torno de 20mm.

 

Nesta segunda-feira (15) ainda há previsão de chuva no estado, porém mais concentrada entre a tarde e a noite. Este cavado já terá se deslocado para o oceano, provocando redução das nuvens sobre o estado. Muitas áreas ainda vão amanhecer nubladas, inclusive a Grande SP, porém o sol vai aparecendo ao longo da manhã e a temperatura entra em elevação. Esquenta à tarde, mas não há expectativa de calor intenso. A partir da tarde as pancadas de chuva voltam a atingir o estado, mas de forma isolada. Não há expectativa de grandes temporais, mas não se pode descartar o risco de chuva moderada a forte com raios, especialmente entre o leste e no norte paulistas.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%