RJ tem pancadas de chuva nesta segunda-feira

15/04/2019 às 11:06
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Situação é de alerta novamente para o aumento da chuva nos próximos dias

A circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera está concentrando mais umidade e favorecendo a ocorrência de chuva sobre o estado do Rio De Janeiro nesta segunda-feira (15). 

 

Previsão de chuva 

Algumas áreas já registravam chuva fraca no período da manhã, como Macaé, Três Rios, Teresópolis, Petrópolis e a capital. Hoje, a nebulosidade persiste e pode chover a qualquer hora no centro-norte fluminense. No Grande Rio e no sul do estado, vão ocorrer períodos de sol e há chance para pancadas de chuva com raios, de curta duração e localizadas. 

 

É preciso lembrar que o Rio de Janeiro sofreu com chuva extremamente volumosa no início da semana passada, com acumulados acima de 300 mm, e qualquer chuva neste momento, volta a deixar o solo instável. 

 

As buscas por vítimas nos escombros dos dois prédios que desabaram na comunidade da Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro na última sexta-feira (14) continuam. Até ontem, eram 10 mortos e ainda 14 desaparecidos.  

 

Acompanhe as áreas de chuva sobre o Rio de Janeiro pelo radar Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro. 

 

Foto: Pedro Henrique Xerém/RJ.

 

Risco de chuva forte aumenta nos próximos dias 

A situação no Rio de Janeiro em relação a chuva pode se complicar novamente nos próximos dias. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica vai ser formar no mar ao largo da Região Sul nesta terça-feira (16) e terá um deslocamento em direção ao Sudeste na quarta-feira (17). Além disso, um novo cavado meteorológico também passa a influenciar o Sudeste a partir de amanhã (16) à tarde. 

 

A terça-feira vai seguir instável no estado do Rio de Janeiro, com sol, muita nebulosidade e chuva que pode acontecer pela manhã no interior. Já no Grande Rio e no litoral, as condições de chuva aumentam a partir da tarde e são esperadas fortes pancadas de chuva com raios, com risco de temporais localizados.

 

Atenção: 

uma tendência da intensificação da chuva durante a noite desta terça-feira, se estendendo pela madrugada de quarta-feira (17). A chuva pode voltar forte e volumosa, alertam os meteorologistas

 

O sistema de baixa pressão atmosférica deve permanecer ao largo da costa do Rio de Janeiro na quarta-feira e a previsão é de chuva a qualquer hora, com alerta para chuva forte.  A quinta-feira (18), deve continuar com chuva, embora menos volumosa.  

 

É uma semana de mais instabilidade e chuva sobre o Rio de Janeiro. Novamente há risco de alagamentos e deslizamentos de terra. 

 

 

Acompanhe as temperaturas para o Rio de Janeiro nos próximos dias 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%