Oferecido por
O sol voltou a brilhar forte no Sudeste, depois do enfraquecimento de instabilidades, que atuaram na Região, resultado do deslocamento de um sistema de baixa pressão no mar. A tendência agora é de ar seco sobre grande parte do Sudeste, Mato Grosso do Sul e ainda no Sul do Brasil.
Pelo menos o início do feriadão prolongado de Páscoa será marcado por sol forte e queda nos níveis de umidade do ar. As condições do tempo mudam principalmente no domingo (21) de Páscoa, com o avanço de uma forte frente fria.
Nevoeiro e baixa umidade marcam a sexta-feira
O nevoeiro pode se repetir no amanhecer desta sexta-feira (19) principalmente em áreas do Sul do Brasil, no leste de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Quem for pegar estrada neste feriado, é importante ficar atento a restrição de visibilidade já na madrugada e no começo da sexta-feira.
Em São Paulo, o Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital ao litoral, tem alto risco para formação de neblina.
Apesar desta condição, o sol já aparece no período da manhã e o nevoeiro se dissipa. Será uma sexta-feira ensolarada e quente durante à tarde. Vai dar praia, sem previsão de chuva do Rio Grande do Sul ao sul do Espírito Santo. As capitais Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) ficam com o tempo firme.
Para quem escolher as áreas serranas para viajar, pode contar com o tempo ensolarado e agradável à tarde, sem muito frio a noite neste início de feriado.
Há chance de uma chuva rápida apenas na Grande Vitória e no norte capixaba e de algumas pancadas de chuva passageiras no norte de Minas Gerais e extremo norte de Mato Grosso do Sul.
Foto: Paulo Adamek. Itaiópolis/SC.
Com a presença do ar seco sobre a maioria das áreas do centro-sul do Brasil, a umidade relativa do ar tende a cair mais nesta sexta e atingir níveis críticos no período da tarde. Municípios do interior do Sul Brasil, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul poderão observar valores de umidade perto ou abaixo de 30% nas horas mais quentes da tarde. Esses valores indicam situação de atenção é preciso redobrar os cuidados com a hidratação.
O sábado (20) ainda será bem seco no Sudeste e as pancadas de chuva já começam a retornar ao Sul e a Mato Grosso do Sul. A chegada de uma frente fria no domingo (21) vai espalhar nuvens carregadas. A condição de tempo seco dá lugar aos temporais em muitas áreas do Sul, em Mato Grosso do Sul e até em localidades de São Paulo.