São Luís, Teresina e Fortaleza podem ter temporais nesta terça-feira

22/04/2019 às 15:25
por Maria Clara Machado

Oferecimento
ZCIT continua intensa e deixa costa norte do Nordeste em alerta

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima a costa norte do Nordeste continua favorecendo a formação de nuvens carregadas, que resultam em mais temporais nesta terça-feira (23).

 

O tempo fica bastante instável no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará, com o céu carregado de nebulosidade e chuva desce cedo. Há alerta para temporais e chuva volumosa. Principalmente as capitais São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE) estarão sujeitas à chuva forte. Embora Teresina fique no interior do estado, o risco de temporais existe. 

 

Os ventos marítimos devem se intensificar sobre a costa leste do Nordeste, entre Pernambuco e Alagoas. As capitais Recife (PE) e Maceió (AL) terão chuva frequente, em geral até com moderada intensidade.  

 

O interior do Nordeste segue com bons períodos de sol, assim como as outras áreas litorâneas, e as pancadas de chuva serão mais rápidas. Uma massa seca se expande mais pelo estado da Bahia e vai cobrir quase todo o interior, deixando a umidade baixa e afastando a chance de chuva. 

 

Foto: Ozeas Neves. Teresina/PI.

 

Vem mais chuva 

"Ainda esta semana vamos observar várias pancadas de chuva e chuva forte no litoral entre o Maranhão e a Paraíba", afirma o meteorologista Daniel Orlandi. Por outro lado, o ar seco que vem influenciando o interior da Bahia vai passar a atuar também sobre o sul do Piauí e ambos ficam estáveis, com predomínio de tempo seco esta semana. 

 

Confira abaixo a estimativa de chuva para a Região Nordeste esta semana: 

 

chuva_NE_22.04

 

 

Veja no Agroclima: Técnicas sustentáveis de plantio preservam o solo 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

24°
min

33°
max

40mm / 90%

Teresina - PI

24°
min

32°
max

30mm / 71%

FASES DA LUA

  • Cheia
    18/05
  • Minguante
    26/05
  • Nova
    04/05
  • Crescente
    11/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12