Parque Nacional de Itatiaia (RJ) registra temperatura negativa

30/04/2019 às 15:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba como vai ficar a temperatura na Região Sudeste no feriado de 1º de Maio

O Instituto nacional de meteorologia registrou 0,5°C abaixo de zero no Parque Nacional do Itatiaia. Esta temperatura foi observada na parte elevada do parque por uma estação meteorológica localizada a 2450 metros de altitude.

 

Muitas outras áreas da Região Sudeste sentiram um resfriamento mais acentuado na madrugada desta terça-feira, 30 de abril. As mais baixas temperaturas foram observadas na região entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. Algumas localidades registraram menos de 10°C

 

Confira algumas baixas temperaturas no Sudeste em 30/4/19 registradas pelo INMET

 

Parque Nacional de Itatiaia (RJ): -0,5°C (altitude de 2450 metros)

Monte Verde (MG): 6,4°C

Campos do Jordão (SP): 7,3°C

Maria da Fé (MG): 9,0°C

Caldas (MG): 9,4°C



Temperatura no feriado de 1º de maio

A sensação de calor vai predominar na Região Sudeste durante o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalho, mas as regiões serranas, de altitude elevada, vão sentir novamente um resfriamento acentuado na madrugada e no início da manhã. Cidades localizadas no Sul de Minas, em toda a Serra da Mantiqueira, em locais como Visconde de Mauá, no sul do estado do Rio de Janeiro, podem amanhecer o feriado com temperaturas um pouco abaixo dos 10°C. A região Serrana Fluminense deve esfriar um pouquinho mais e ter temperaturas entre 11°C e 13°C. Nas cidades mais elevadas do Espírito Santo, as temperaturas mais baixas pode ficar em torno dos 14°C.

 

Por que esfriou?

A recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste até trouxe um pouco de ar frio de origem polar para a Região, mas de fraca intensidade. A maior parte do ar frio ficou sobre o mar.

O resfriamento mais acentuado na Região Sudeste foi provocado principalmente pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica localizado em aproximadamente 5 mil metros de altitude, que começa a ganhar força sobre o Sudeste.

 

A alta pressão atmosférica causa a subsidência do ar que inibe a formação de nebulosidade. A menor quantidade de nuvens durante a noite permite uma perda de calor do ar mais eficiente, o que causa o resfriamento do ar. A subsidência deixa o ar seco.

A subsidência do ar é um movimento do ar de cima para baixo (fluxo de ar predominante da parte mais elevada da atmosfera para as camadas baixas e para a superfície) e ocorre sempre que um sistema de alta pressão atmosférica atua em uma região. Pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar.

 

Entenda o que é subsidência do ar.

 

 

 

Foto de Marcos Araújo, Monte Verde (MG)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%