Oferecido por
O forte ciclone tropical Fani começou a se desenvolver sobre a baía de Bengala nos últimos dias de abril de 2019 e continua se movimentando em direção à costa leste da Índia. Na noite de 1 de maio, os ventos sustentados deste ciclone eram estimados em aproximadamente 194 km/h, o que corresponde a uma tempestade de categoria 3 na escala Saffir-Simpson usada para medir a intensidade dos furacões.
A imagem foi obtida na madrugada de 1 de maio pelo satélite meteorológico Terra/MODIS, da NASA
No oceano Índico estas tempestades parecidas com os furacões são chamadas de ciclones e de ciclones tropicais. Abril é época destes sistemas na região da baía de Bengala.
Ciclone tropical Fani em 1/5/2019 na costa leste da Índia
O mapa mostra a projeção do deslocamento de Fani nos próximos dias feita pela empresa de meteorologia StormGeo.
Trajetória estimada para o ciclone tropical Fani em 1/5/19 pela StormGeo
A expectativa dos meteorologistas da StormGeo é de que o ciclone tropical Fani toque o território indiano na região de Odisha entre a noite desta quinta-feira, 2 de maio, e a madrugada da sexta-feira, dia 3. É possível que Fani enfraqueça um pouco antes de tocar o continente, mas mesmo assim ainda será um sistema muito perigoso e danoso.
Este forte ciclone tropical se movimentava relativamente devagar na noite de 1 de maio, com cerca de 13 km/h. Há uma preocupação com grandes ondas e altas marés nos próximos dias na baía de Bengala.
Os meteorologistas da StormGeo alertam que Fani deve enfraquecer mais lentamente do que é normal depois que entrar sobre o continente. Ventos danosos poderiam se espalhar para o interior até o norte de Calcutá.
Inundações, danos causados pela ventania, chuva intensa e falta de energia são alguns dos problemas que a população de algumas áreas da Índia devem enfrentar até o próximo fim de semana por causa da passagem deste intenso ciclone tropical.