Oferecido por
Em apenas 3 dias, Brasília recebeu quase três vezes mais chuva do que é normal para um mês de maio. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um total de 74,9 mm que representam 152% de chuva acima da média para maio que é de apenas 29,7 mm.
Maio de 2019 já pode ser considerado o maio com maior volume de chuva em 29 anos, desde 1990, quando choveu 84,9 mm.
No período de 24 horas entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 maio choveu 46,2 mm, que é uma quantidade de chuva muito elevada para a região de Brasília em maio, bastante acima da média para todo o mês. A maior parte da chuva caiu na tarde do dia 2.
Esta foi a maior quantidade chuva em 24 horas para um dia de maio em Brasília desde maio de 1994, portanto há 25 anos, quando choveu 52,6 mm entre os dias 20 e 21 de maio daquele ano.
Início de maio úmido
Depois do viver o segundo abril mais chuvoso em 57 anos, acumulando cerca de 300 mm de chuva, a região de Brasília ainda não entrou no seu período de seca neste início de maio.
Ainda se observa grande disponibilidade de ar úmido sobre a região, como ocorre por quase todo o Brasil, o que tem facilitado a formação de grandes nuvens e a ocorrência das pancadas de chuva típicas de verão.
Neste primeiro fim de semana de maio, uma massa de ar seco começa a ganhar força sobre o Distrito Federal e parte do Centro-Oeste, o que vai reduzir o nível de umidade. Mesmo assim, pancadas de chuva ainda estão sendo esperadas a partir da tarde.
Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)